O melhor pedaço da Maçã.

Novo chip da Broadcom proporcionará gráficos em alta resolução (1080p) para dispositivos móveis

Logo da Broadcom

Logo da BroadcomA Broadcom anunciou hoje o seu processador mais avançado para dispositivos móveis — o BCM2763 —, considerado o primeiro a habilitar suporte total para vídeo e jogos em alta definição em gadgets como smartphones ou media players convencionais. Ele não apenas aguenta reprodução de conteúdo HD 1080p, mas também é capaz de processar gravações em tal resolução (1920×1080 pixels), além de gravar fotos com até 20 megapixels.

Publicidade

O hardware foi produzido dentro de um processo de fabricação de 40 nanômetros (superior ao de muitos processadores vendidos atualmente pela Intel e AMD), permitindo maior integração em aparelhos, menor tamanho físico e melhorias substanciais em consumo de energia. O fato de suportar reprodução e gravação de vídeos em HD é interessante para projeções externas, enquanto as suas capacidades para lidar com imagens também podem ser integradas a soluções de detecção de face ou estabilização e foco automáticos.

Além disso, o processador oferece saída HDMI integrada e 128MB de memória gráfica, evitando o uso de componentes adicionais para as fabricantes de aparelhos com conectividade para TVs. Apesar de todos os recursos serem bastante exigentes, a Broadcom afirma que o seu novo chip apresentam ganhos de até 50% no consumo de energia em relação aos seus atuais produtos desenvolvidos em 65 nanômetros.

Não existe uma previsão exata de quando surgirão no mercado os primeiros aparelhos baseados nesse chip, mas estima-se que isso não acontecerá antes de 2011. A criadora do BCM2763 concebeu uma nova arquitetura para desenvolver o produto, conhecida como VideoCore IV, que embora seja compatível com recursos já existentes em outros gadgets à venda, requer uma adaptação simples (porém lenta) a certas funções novas.

[via iClarified]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tapbots lança Pastebot, poderoso gerenciador da área de transferência para iPhones/iPods touch

Próx. Post

Apple.com ficou entre os dez sites mais visitados da web em novembro

Posts Relacionados