O melhor pedaço da Maçã.
Foto de David Švihovec no Unsplash
iPhone e iPad lado a lado

Mudanças na App Store e no Safari não chegarão ao iPadOS na UE

A Apple detalhou ontem as modificações na App Store e no iOS em resposta à Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da União Europeia. Agora há pouco, inclusive, comentamos que as críticas ao anúncio não foram tão positivas.

Publicidade

No entanto, de acordo com o 9to5Mac, essas mudanças vêm com uma notável nuance: algumas são exclusivas para o iPhone, enquanto outras se aplicam a todos os dispositivos Apple, incluindo o iPad.

A DMA, na verdade, categorizou o iOS como uma plataforma gatekeeper. Essa classificação reconhece o papel único do sistema no iPhone no ecossistema digital, diferenciando-o do iPadOS, que a Maçã considera uma plataforma distinta.

Em contrapartida, o DMA designou a App Store como um serviço gatekeeper, de modo a abranger todos os dispositivos da Maçã — do iPhone até a Apple TV. Assim, a empresa adotou uma abordagem dupla para implementar essas mudanças.

No iPhone, será possível instalar aplicativos de lojas de terceiros e escolher um navegador padrão. Além disso, também só no iOS, desenvolvedores de browsers poderão usar motores de terceiros e definir aplicativos padrão para o NFC 1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. e a carteira virtual.

Contudo, as novas regras da App Store — que incluem pagamentos alternativos e comissões menores — valerão para todos os dispositivos da Apple. O mesmo se aplica às mudanças que permitem streaming de jogos, estas inclusive globais.

Todas essas mudanças estão programadas para serem introduzidas como parte do iOS 17.4, que atualmente está em fase de testes e cujo lançamento para todos está previsto para março.

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #564: mudanças enormes na UE, lançamento do Vision Pro, botão de captura dos “iPhones 16” e muito mais!

Próx. Post

Beeper Mini desativa a capacidade de iniciar novas conexões no iMessage

Posts Relacionados