De acordo com o último relatório liberado pela AdMob sobre publicidade móvel, iPhones/iPods touch tiveram um crescimento ao longo de 2009 substancialmente impulsionado por requisições oriundas de fora dos Estados Unidos. Notavelmente, com quase 350% de aumento, o Japão liderou esse avanço, sendo seguido pela França, com 300%.
Canadá e Estados Unidos ficaram na 9ª e 10ª posição em crescimento do iPhone OS, respectivamente, mas ainda assim apresentaram taxas maiores que 100%.
No mercado geral de smartphones, como podemos ver pelo gráfico acima, a Apple ganhou mais terreno, passando a marca dos 50% do mês passado para cá. A Nokia, em segunda posição, perdeu 6 pontos percentuais, representando apenas 18% das requisições registradas. Quem voltou a ter destaque no gráfico foi a Motorola, com 5% — um reflexo do sucesso do DROID.
Dando continuidade ao acompanhamento dos smartphones por sistema operacional, o relatório aponta também que a plataforma Android também teve um crescimento substancial nos EUA ao longo de novembro — mas tal aumento teria devorado a participação de sistemas menores, tendo em vista que aparelhos da Apple continuam responsáveis por cerca de 55% dos pedidos de anúncios móveis.
O relatório completo da AdMob pode ser baixado em formato PDF aqui (238KB).