O melhor pedaço da Maçã.

Palm revela Ares, conjunto de ferramentas de desenvolvimento para webOS disponíveis via browser

Visando oferecer um ambiente mais intuitivo de desenvolvimento de apps para o webOS, a Palm apresentou nesta semana o Ares, um novo ambiente de criação que é totalmente implementado em browsers, através de padrões web modernos (como HTML5). Trata-se do primeiro conjunto de ferramentas de programação e design de aplicativos nativos inteiramente hospedado em um site comum, que pode ser usado por conta própria, ou integrado ao SDK que a empresa disponibiliza gratuitamente para desktop.

Publicidade

Palm Ares

Um dos objetivos do Ares é simplificar todo o processo de desenvolvimento de um aplicativo para o Palm webOS — incluindo design, programação, debug e envio do produto final para o App Catalog da empresa. Tudo o que é preciso para cumprir a essas quatro tarefas está integrado ao web app — incluindo editor de código, um interface builder, um debugger visual e até um sistema de integração com ferramentas de Source Code Management (SCM).

O construtor de interfaces gráficas criado pela Palm para o Ares é bastante flexível para adaptá-las a diferentes tamanhos e orientações de tela, sem falar que o editor de código em que a funcionalidade dos controles é implementada possui base no Bespin, criado pela Mozilla para permitir a edição de web apps online. É possível usá-lo em conjunto de um emulador desktop que a Palm fornece e enviar o aplicativo em desenvolvimento para testes em qualquer aparelho com webOS, ou então portar seu trabalho da web para qualquer outro aplicativo, como o Eclipse.

Publicidade

Caso esteja interessado em ter acesso ao Ares, basta se cadastrar na comunidade de desenvolvimento da Palm. O produto ainda está em fase beta, mas é interessante conferir como ele tira proveito as funcionalidade dos browsers modernos (especialmente se forem baseados no WebKit). Certifique-se de testá-lo no Safari 4, no Chrome 3 ou no Firefox 3.5, para maior compatibilidade.

[dica do Douglas Fischer]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova tecnologia de LCD da Pixel Qi já tem produto estreante — e não é da Apple

Próx. Post

Revista CARAS ganha aplicativo oficial para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados