O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Palm revela Ares, conjunto de ferramentas de desenvolvimento para webOS disponíveis via browser

Visando oferecer um ambiente mais intuitivo de desenvolvimento de apps para o webOS, a Palm apresentou nesta semana o Ares, um novo ambiente de criação que é totalmente implementado em browsers, através de padrões web modernos (como HTML5). Trata-se do primeiro conjunto de ferramentas de programação e design de aplicativos nativos inteiramente hospedado em um site comum, que pode ser usado por conta própria, ou integrado ao SDK que a empresa disponibiliza gratuitamente para desktop.

Publicidade

Palm Ares

Um dos objetivos do Ares é simplificar todo o processo de desenvolvimento de um aplicativo para o Palm webOS — incluindo design, programação, debug e envio do produto final para o App Catalog da empresa. Tudo o que é preciso para cumprir a essas quatro tarefas está integrado ao web app — incluindo editor de código, um interface builder, um debugger visual e até um sistema de integração com ferramentas de Source Code Management (SCM).

O construtor de interfaces gráficas criado pela Palm para o Ares é bastante flexível para adaptá-las a diferentes tamanhos e orientações de tela, sem falar que o editor de código em que a funcionalidade dos controles é implementada possui base no Bespin, criado pela Mozilla para permitir a edição de web apps online. É possível usá-lo em conjunto de um emulador desktop que a Palm fornece e enviar o aplicativo em desenvolvimento para testes em qualquer aparelho com webOS, ou então portar seu trabalho da web para qualquer outro aplicativo, como o Eclipse.

Publicidade

Caso esteja interessado em ter acesso ao Ares, basta se cadastrar na comunidade de desenvolvimento da Palm. O produto ainda está em fase beta, mas é interessante conferir como ele tira proveito as funcionalidade dos browsers modernos (especialmente se forem baseados no WebKit). Certifique-se de testá-lo no Safari 4, no Chrome 3 ou no Firefox 3.5, para maior compatibilidade.

[dica do Douglas Fischer]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Nova tecnologia de LCD da Pixel Qi já tem produto estreante — e não é da Apple

Próximo Artigo

Revista CARAS ganha aplicativo oficial para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados