O melhor pedaço da Maçã.

A indecisão: aplicativos online ou offline?

Pode parecer um pouco tarde para levantar esse assunto, mas eu venho pensando nisso e não poderia deixar de compartilhar com vocês.

Publicidade

A maioria das pessoas dizem que o futuro dos aplicativos é a internet. Que até mesmo sistemas operacionais serão obsoletos dentro de alguns anos, e que a internet será nosso sistema operacional, onde todos os nossos aplicativos rodarão nela.

Cada vez mais vemos isso acontecer. Calendários, processadores de texto, planilhas, aplicativos para apresentações, editores de imagem etc. Como podemos ver, tudo está migrando para a web.

Mas, de vez em quando, vemos alguém reclamando desse movimento, apontando os contras como por exemplo: você vai deixar seus arquivos confidenciais, ou os arquivos de sua empresa nos servidores dessa empresa? E se eu for para um lugar sem conexão? Ou então, com uma velocidades baixas?

Publicidade

iPhone SDKOs prós e contras eu acho que nós já conhecemos, mas uma coisa que levantou essa bandeira muito forte, na minha opinião, foi o iPhone. Por quê?

Bem, Steve Jobs, ao lançar o aparelho mais desejado no mundo, informou que todos os aplicativos para o mesmo deveriam ser necessariamente “aplicativos online”. A Apple até criou uma página para disponibilizar/catalogar esses aplicativos.

Publicidade

Mas a comunidade — principalmente desenvolvedores — não recebeu essa notícia de forma positiva e “exigiu” a liberação do SDK do iPhone. Ora bolas, pensando no meu comentário acima, isso não seria um passo pra trás?!

Acredito que não. O futuro pode até reservar somente aplicativos baseados na internet, mas como podemos ver, o presente não está preparado para isso. Não é à toa que Steve Jobs já disse que a Apple pretende lançar novas atualizações do Mac OS entre 12 e 18 meses!

O que vocês acham?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iBrate, um aplicativo do iPhone específico para as mulheres

Próx. Post

ifoAppleStore confirma novas lojas da Apple no Brasil e no México

Posts Relacionados