O melhor pedaço da Maçã.

Usando o Terminal para configurar melhor a suavização de fontes no Mac OS X Snow Leopard

Ícone das Preferências de Aparência no Mac OS X

Determinar automaticamente a suavização de fontes em LCDs foi uma das mudanças que a Apple trouxe no Mac OS X Snow Leopard que foi boa e ruim ao mesmo tempo: por um lado, é bom que o sistema determine a melhor opção possível para determinados monitores, porém há muitos usuários que usam suas próprias configurações e, normalmente, elas não correspondem à escolha do sistema. Anteriormente, era possível defini-las manualmente nas Preferências do Sistema, mas, curiosamente, o menu popup para isso foi removido de lá pela Apple:

Publicidade

Preferências de suavização de fontes

Como resultado, não é mais possível ajustar precisamente a suavização das fontes exibidas pelo computador como no Tiger ou no Leopard, através das opções Automatic, Standard, Medium (a melhor para telas planas) e Strong. Hoje, a opção presente nas Preferências do Sistema apenas permite que o sistema defina a melhor configuração de forma automática, mas infelizmente isso pode não ser o ideal para você em alguns casos, tornando textos difíceis de se ler, por exemplo.

Felizmente, ainda é possível ajustar perfeitamente a suavização para o seu monitor com base na configuração antiga que mais lhe agradava. O único problema é que isso não é acessível de uma forma muito simples, mas você precisa configurar o recurso apenas uma vez. Para isso, basta abrir o Terminal (use o Spotlight ou vá até a pasta /Applications/Utilities) e digitar o comando a seguir, porém não pressione Return ainda:

Publicidade
[code lang=”C”]defaults -currentHost write -globalDomain AppleFontSmoothing -int 2[/code]

Antes de confirmar, você precisará escolher uma opção de suavização de fontes dentre aquelas que eram possíveis no Leopard, através do último número no comando. Como a antiga opção Automatic já pode ser definida graficamente no Snow Leopard, você não precisa escolhê-la dessa forma; assim, substitua o número que está no final do comando acima por outro, com base nas opções a seguir:

  1. Suavização leve;
  2. Suavização média (ideal para telas planas);
  3. Suavização forte.

Em seguida, pressione Return e pronto: o Mac OS X cuidará de aplicar a nova opção sem a necessidade de reiniciar a máquina, mas os aplicativos já abertos só receberão a nova suavização nos textos após você fechá-los e reabri-los. Contudo, se você não estava contente coma forma como o Snow Leopard suavizava as fontes no seu monitor, vai ver que configurá-lo dessa forma pode gerar resultados bem melhores, com base no seu gosto.

[via Macworld]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Polícia australiana usa iPhone como apoio para a procura de suspeitos

Próx. Post

Steve Jobs mais uma vez recebe salário de US$1 da Apple

Posts Relacionados