Se a manchete acima pode soar familiar aos seus ouvidos, é porque as duas gigantes do mundo dos smartphones já abocanham os lucros do segmento há muitos anos — basta ver artigos nossos sobre o tema em 2014, 2013 ou 2012, por exemplo.
Em 2020, o status quo não mudou: Apple e Samsung ainda ficam com quase todo o lucro do mundo dos smartphones, mas a diferença é que, agora, a sul-coreana está avançando para cima da Maçã.
De acordo com dados da Strategy Analytics relativos ao terceiro trimestre deste ano, as duas fabricantes somaram 93,1% de todos os lucros do mercado de smartphones no período — uma alta em relação ao terceiro trimestre de 2019, quando as duas juntas representaram 85,7% do lucro.
Separando a dupla, a Apple abocanhou 60,5% de todo o lucro do segmento, uma queda em relação aos 66,9% do mesmo período do ano passado. A Samsung, por outro lado, cresceu com força: foram 32,6% dos lucros globais do mercado no período, contra 18,8% no terceiro trimestre do ano passado — este é o seu melhor desempenho na métrica desde 2014, vale notar.
As duas amigas e rivais reinam quase sem incômodos no segmento, mas em termos de volume de vendas, a Apple dá lugar a concorrentes chinesas nas posições principais: como já comentamos, a Samsung é líder nessa métrica com 21,9% de todas as vendas de smartphones, seguida por Huawei (14,1%), Xiaomi (12,7%) e só então Apple (11,9%).
Quando a análise é centrada no faturamento, a Maçã e a Sammy continuam reinando, com 52,1% do mercado. Trata-se de uma ligeira queda em relação aos 54% do mesmo período do ano passado, e mais uma vez, um caso em que a Samsung está se aproximando da Maçã — a diferença, agora, é de apenas 6,9% (29,5% contra 22,6%).
Vamos ver, agora, como a situação se desenhará nos próximos trimestres, com o desempenho consolidado dos novos aparelhos da Maçã.
via Business Korea