O melhor pedaço da Maçã.

Consumer Electronics Show 2010 começa nesta semana, focada em conectividade e mobilidade

O ano de 2010 mal começou e alguns dos maiores anúncios do mundo da tecnologia deverão ser realizados nos próximos dias, com a abertura da Consumer Electronics Show (CES) nesta semana em Las Vegas (Estados Unidos). Entre os dias 7 e 10 de janeiro, mais de 2.800 empresas vão expor suas últimas inovações para milhares de fanáticos por tecnologia, jornalistas e analistas financeiros, que apostam firmemente em mobilidade e conectividade como as principais áreas da feira.

Publicidade

CES 2010

Enquanto a maioria das pessoas enxerga o termo “mobilidade” em celulares e smartphones, alguns lançamentos que veremos como destaque nesta edição de CES não deverão dizer respeito a nenhuma dessas categorias de produtos, mas ainda terão foco em mobilidade. A explicação para isso é que, em 2010, o que deverá levar esse termo adiante são produtos que até parecem com telefones móveis em alguns aspectos, mas que não têm nada a ver com eles por se aproximarem um tanto mais de computadores convencionais.

Dentre eles, podemos destacar as tablets, que, embora não tenham aparecido com força em 2009, foram bastante comentadas por aqui e pelo mundo todo. Um exemplo disso é o caso da própria Apple, que jamais mencionou seu envolvimento com um produto do tipo, mas ainda assim está sendo bombardeada pela mídia com rumores de todos os tipos, abrangendo até o Mac OS X e o iPhone OS — porque um deles seria o sistema operacional do produto que dezenas de sites acreditam piamente já existir.

Publicidade

Sendo a tablet da Apple uma realidade ou não, ela chamou a atenção de concorrentes e é aqui onde a CES aparece como um evento decisivo para o ano. A BusinessWeek informa que diversas empresas de respeito no ramo da computação pessoal estarão na CES demonstrando as suas próprias visões sobre como uma tablet deverá se comportar entre os computadores convencionais e os smartphones.

Notion Ink, Dell, Lenovo e Asus são as principais que podem ser destacadas, sem mencionar ainda diversas fabricantes de componentes eletrônicos e o Google, que indiretamente estará envolvido no lançamento de alguns desses produtos (por rodarem Android). A Apple, segundo rumores, também deverá se juntar a essas empresas com o seu próprio lançamento, porém no final de janeiro.

Entretanto, haverá muito mais sendo destacado na CES pelos próximos dias. A Microsoft, por exemplo, deverá revelar novidades relacionadas com a linha Windows um dia antes da abertura oficial da feira, com a sua keynote anual apresentada pelo CEO Steve Ballmer. Também merecem menção especial as keynotes de Paul Otellini (CEO da Intel) e Alan Mulally, que conduzirá importantes anúncios da Ford relacionados à tecnologia computacional para automóveis.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Criador da série Final Fantasy declara estar trabalhando em projeto para iPhone

Próx. Post

WSJ.com: tablet da Apple chegará em março, com tela de 10 ou 11 polegadas (+veja novo conceito)

Posts Relacionados