Quando o Google anunciou o Android, a Apple certamente tinha uma ideia da força do seu novo concorrente. Não é à toa que uma pesquisa divulgada hoje pela ChangeWave Research mostra que o interesse de consumidores por smartphones com Android tem crescido bastante e já se aproxima do pelo iPhone.
Em meados de dezembro, a ChangeWave entrevistou 4.068 consumidores e descobriu que 4% deles já possuem hoje um smartphone com Android. Em setembro de 2009, eles eram apenas 1%. Melhor ainda que isso: 21% dos que comprarão um smartphone nos próximos 90 dias estão tendendo para um modelo com Android — 15 pontos percentuais a mais que na última pesquisa.
Por enquanto, o Android só perde mesmo para o iPhone OS em termos de interesses dos consumidores. No caso deste, 28% dos consumidores afirmaram que optarão pelo smartphone da Apple em sua próxima compra, mas em setembro eles eram 32%.
Em satisfação de consumidores, ambas as plataformas estão muito bem: dentre as pessoas que dizem ser “muito satisfeitas” com seus produtos, o iPhone conquistou 77% e o Android, 72%.
Esse tipo de pesquisa, é claro, tem muito a ver com o chamado “mindshare”, isto é, a fatia de mercado que companhias conquistam na mente dos consumidores. A chegada recente do Motorola DROID e o hype sobre o Google Phone (aka Nexus One) têm sido muito positivos para o Google, mas em breve deveremos ver bombar notícias e rumores sobre a próxima geração do iPhone, e aí quem sabe a coisa mude de novo.
A Research In Motion (RIM) continua liderando o segmento de smartphones, com 39% do total. Ela caiu um ponto percentual desde setembro, enquanto a Apple ganhou um — agora em 31% de market share.
[via AppleInsider]