ARM compara um membro da sua nova geração de processadores (que poderá ser usado em iPhones) com chips Intel Atom

A abertura da CES também deverá trazer notícias importantes da ARM, relacionadas à sua nova geração de processadores — inteiramente destinada a dispositivos móveis. Os seus produtos baseados na arquitetura Cortex A9 prometem levar técnicas de processamento paralelo para o cenário móvel, algo que deverá oferecer aparelhos mais poderosos com melhor autonomia de bateria — e alguns produtos da Apple deverão tirar proveito disso no futuro.

Publicidade

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=W4W6lVQl3QA[/youtube]

É possível conferir um pouco do desempenho desses chips assistindo ao comparativo acima, que coloca um netbook Atom lado a lado com um hardware de pré-produção Cortex A9. Embora o desempenho de ambos para navegação seja semelhante, o processador Intel do ultraportátil roda a 1.600MHz (1,6GHz), enquanto a unidade construída pela ARM possui uma CPU de 500MHz. Tal eficiência pode fazer com que qualquer fabricante pense em dispensar as soluções móveis da Intel — e foi isso que a Apple supostamente fez.

Já existem fontes que acreditam no envolvimento da Apple em projetos de processadores baseados nessa arquitetura da ARM, mas há diversas fabricantes que são aliadas a ela para fabricação de aparelhos. De qualquer forma, alto desempenho em dispositivos móveis ainda não é um fator muito explorado por muitas delas — e 2010 está aí para tentar acabar com isso.

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários