O melhor pedaço da Maçã.

Determinando o melhor servidor DNS para você com o namebench

namebenchSe eu viesse com artigo desses há um ano, tenho certeza de que ainda veria muita gente comentando que nunca se interessou em modificar o servidor DNS usado para conectar-se à internet. Mas depois que o Google lançou os seus próprios endereços de DNS alegando serem mais velozes e seguros (aspectos que essa empresa usa para “vender” qualquer um dos seus produtos hoje em dia), uma grande quantidade de usuários se interessou pela coisa, mas ficou na dúvida se valeria a pena mudar. E com razão.

Publicidade

Afinal de contas, como saber se o DNS do Google é mais veloz que o de muitos provedores de internet (ou ISPs), que são o padrão da maioria dos usuários? Ou ainda: como saber se ele consegue superar a eficiência do OpenDNS, que já é bastante usado ao redor do mundo no lugar dos endereços padrão de muitos ISPs? Embora não seja fácil para usuários comuns determinarem isso por conta própria, existem ferramentas gratuitas que podem ajudá-los a fazer isso.

Uma delas é a namebench, criada por um funcionário do Google e bastante fácil de usar. Ela pode usar o próprio histórico do seu navegador para determinar qual o melhor servidor DNS para você, baseando-se na sua conexão atual com a realização de mais de 200 testes em diferentes endereços, incluindo os dos ISPs que operam na mesma região onde está. Além disso, usá-la é muito simples: basta escolher a fonte dos sites em que ela realizará testes e deixar as demais opções como vieram por padrão — a não ser que você seja um administrador de rede e queira analisar os resultados ao seu modo.

namebench

Clicando em Start Benchmark, os testes são realizados com base nas suas escolhas. Dependendo da sua conexão, o namebench exibirá o melhor servidor DNS para você em cerca de dez minutos na sua própria janela — sem falar que ele gera um relatório detalhado numa janela do seu browser. Aqui em casa, a minha própria rede Wi-Fi local (Internal 192-1-1) usando OpenDNS foi a mais veloz; logo, ele é o melhor servidor para mim, de forma que eu não preciso fazer nenhuma mudança.

Publicidade

Entretanto, é óbvio que esses resultados mudam de região para região, então convém que você faça os testes na sua conexão com a internet. O namebench está disponível para Mac OS X, Linux e Windows em um projeto open source do Google Code: caso queira rodá-lo por aí, não deixe de nos contar qual foi o servidor DNS sugerido para você nos comentários.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Engadget conversa rapidamente com Woz na virada do ano

Próx. Post

AirStash expande memória de iPhones/iPods touch sem fio

Posts Relacionados