O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor cria versão do Doom para iPhone usando API secreta da saída de vídeo

Já falei anteriormente sobre a descoberta e os avanços posteriores feitos por uma redatora do Ars Technica acerca do uso de uma API oculta no SDK do iPhone. Tal recurso lança mão da saída de vídeo do aparelho, o que permitiu que a Freeverse criasse uma versão do Moto Chaser que pode ser jogada em uma TV.

Publicidade

No último final de semana, ela foi novamente procurada para ajudar em um projeto semelhante. O objetivo? Portar o jogo Doom para o iPhone, de forma que ele pudesse ser jogado em uma “TV” e o iPhone atuasse como um controle, confira:

Doom no iPhone

Como é possível observar na imagem acima, a adaptação foi feita de forma a portar todos os comandos básicos do clássico Doom para a tela do iPhone, com a “TV” — nesse caso, o monitor monocromático de um Apple II — fornecendo a interface. Os botões bem grandes favorecem o controle do personagem e a seleção de armas, mas é impossível saber como o jogo se comportaria apenas na pequena tela de 3,5 polegadas do aparelho.

A melhor parte é que você mesmo pode testá-lo em seu iPhone ou iPod touch, caso seja um desenvolvedor registrado pela Apple — é preciso estar inscrito no programa de desenvolvimento para testar aplicativos no aparelho, o que custa US$100/ano.

Publicidade

Steven Troughton-Smith, criador da façanha, congelou o código do aplicativo e ele está disponível em um repositório do Google Code. A redatora do Ars explica passo-a-passo o que é preciso para colocar esta demo para rodar em seu iPhone e jogar na TV — julgando que você possua o cabo necessário — neste artigo.

[Dica do Pedro Henrique Cavallieri Franceschi, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacRabbit disponibiliza primeiro beta público do Espresso

Próx. Post

Intel lança processador quad-core de baixo custo para portáteis

Posts Relacionados