O melhor pedaço da Maçã.

AR Scratching e Spinning Vinyl — duas ferramentas vindouras para DJs geeks

Ok, nada disso é oficial ou está no mercado, mas não custa sonhar, né? Aliás, as duas ferramentas das quais vou falar agora são uma prova de que sonhos são o combustível para a inovação.

Publicidade

Indo por ordem cronológica, Todd Vanderlin esteve brincando com algumas ferramentas de AR (“augmented reality”, ou “realidade aumentada”) e pensou na seguinte aplicação: “com um marcador de AR num disco de vinil, você pode rastreá-lo em espaços 3D… mas seria possível fazer scratch nele, controlando a reprodução de uma faixa digital?”

(Tudo bem, romanceei os pensamentos dele, mas foi mais ou menos isso.)

Daqui a um tempinho, numa discoteca perto de você
Daqui a um tempinho, numa discoteca perto de você

A resposta é “teoricamente, sim”. Com uma câmera, um vinil qualquer com um padrão geométrico no lugar da etiqueta e um software feito sob medida, o Vanderlin criou um protótipo do que pode vir a ser a turntable digital mais barata de que se tem notícia. Há _muitas_ aparas a ajustar, mas já é um excelente começo, eu diria — só por ter conseguido fazer o software alterar perfeitamente a etiqueta do vinil, eu já achei super. Veja o equipamento em ação:

[vimeo]http://vimeo.com/4312616[/vimeo]

Mas o melhor vem agora: em resposta a este projeto, Theo Watson desenvolveu um app para iPhone OS que transforma o próprio gadget no vinil a girar! O cara foi ninja na programação e eu torço para que ele chegue logo à App Store. Esse, só vendo pra crer (e eu ainda estou duvidando):

Publicidade
[vimeo]http://vimeo.com/4353898[/vimeo]

Para manter uma rotação adequada, o iPod touch 2G é o ideal, com sua traseira curva, mas teoricamente o app funcionaria em outros modelos, se lhes for provido o movimento adequado (aos químicos, um vidro de relógio não é tão caro, é?). Eu penso que essa pode ser uma maneira legal de animar festas…

Agora eu pergunto: você, leitor do MacMagazine que é DJ, gostaria de ver estes aplicativos à venda? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pesquisa da Greystripe mostra que usuários de iPhones gastam em média 9,6 minutos por app

Próx. Post

Apple libera iPhone OS 3.0 beta 4, iPhone SDK beta 4 e iTunes 8.2 Pre-release para desenvolvedores

Posts Relacionados