O melhor pedaço da Maçã.

UE pressiona Apple a abrir ecossistema para concorrentes

Reuters
Logo da Apple e bandeira da União Europeia

O chefe de indústria da União Europeia, Thierry Breton, pediu ao CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, que abra o ecossistema de hardware e software da empresa para concorrentes. O comentário foi feito após uma reunião entre Breton e Cook em Bruxelas (Bélgica).

Publicidade

Em uma entrevista, Breton enfatizou a necessidade de a Maçã e outras gigantes da tecnologia cumprirem a Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), que entrou em vigor em agosto passado, afirmando:

O próximo passo para a Apple e outras Big Techs, sob a DMA, é abrir suas portas para concorrentes. Seja a carteira eletrônica, o navegador ou a loja de aplicativos, os consumidores que usam um iPhone da Apple devem poder se beneficiar de serviços competitivos de uma variedade de provedores.

No passado, a Apple argumentou que tais medidas poderiam comprometer os usuários. Contudo, Breton hoje contestou esse argumento, afirmando que a regulamentação “promove a inovação sem comprometer a segurança e a privacidade”.

Coincidentemente (ou não), o apelo chega uma semana após a Apple apresentar os iPhones 15, que finalmente adotaram a porta USB-C — mudança amplamente impulsionada pela legislação da UE.

Publicidade

A DMA, vale lembrar, estende sua abrangência para além do hardware, pressionando a Apple a fazer alterações no iOS, na App Store e no Safari a fim de aprimorar a interoperabilidade com outros ecossistemas.

Embora o iOS 17 não suporte o chamado sideloading, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, expressou disposição em colaborar com a UE para garantir a conformidade.

De acordo com o 9to5Mac, o prazo para que a companhia se adeque à Lei dos Mercados Digitais está definido para 5 de março de 2024 — embora esse limite não queira dizer muita coisa, afinal tudo ainda parece muito incerto.

Publicidade

Com relação ao comentário de Breton, a Apple não se pronunciou.

via Reuters

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Studio Display recebe novo firmware com melhorias para a câmera

Próx. Post

Oferta: iPhone 13 de 512GB com 28% de desconto

Posts Relacionados