O melhor pedaço da Maçã.

Imagination Technologies anuncia nova geração do hardware gráfico atualmente usado em iPhones/iPods touch

iPhone multi-coreA Imagination Technologies anunciou hoje um novo chipset gráfico para dispositivos móveis, o PowerVR SGX545, que é a nova geração do hardware gráfico atualmente usado pela Apple em iPhones/iPods touch. O chip suporta OpenGL 3.2 (uma biblioteca gráfica 3D encontrada apenas em desktops) e OpenCL 1.0 (atualmente apenas suportada pelo Mac OS X 10.6 Snow Leopard), com desempenho capaz de gerar 40 milhões de polígonos por segundo em uma frequência de operação de apenas 200MHz.

Publicidade

Também foi implementado pela empresa no novo produto suporte a vários aspectos avançados da tecnologia DirectX 10, da Microsoft, tornando-o capaz de ser adotado por mais fabricantes de smartphones e handhelds em geral. Como o chip também é compatível com OpenCL, é possível usá-lo em conjunto com a CPU dos aparelhos para acelerar o processamento de operações computacionais gerais, com alta precisão numérica, suporte total a 32 bits e parcial para 64 bits.

A geração anterior de gráficos PowerVR, atualmente usada em iPhones/iPods touch, é capaz de gerar apenas 28 milhões de polígonos por segundo e suporta no máximo OpenGL|ES 2.0, que já concede maiores possibilidades para desenvolvedores de jogos. Teoricamente, a associação do novo chipset a um processador ARM Cortex A9 dual-core é capaz de competir em desempenho com a nova NVIDIA Tegra 2, anunciada ontem na CES 2010.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor alega que a Apple implantará câmeras com flash na próxima geração do iPhone

Próx. Post

Adobe corrige vulnerabilidade nas versões CS3 e CS4 do Illustrator

Posts Relacionados