O melhor pedaço da Maçã.

Intel lança AppUp Center, loja de aplicativos destinada aos seus netbooks Atom

Logo da Intel

Durante sua keynote especial na CES 2010, a Intel anunciou a abertura do AppUp Center para netbooks Atom. Trata-se de uma loja especial onde os usuários poderão baixar/comprar aplicativos para seus pequenos portáteis, anunciada pela empresa em dezembro como um novo estágio de um programa especial de desenvolvimento de softwares para essas máquinas.

Publicidade

Atualmente, ela apenas funciona com netbooks Windows e já conta com uma pequena leva de programas educacionais, comunicadores, soluções para o dia-a-dia, produtos destinados a entretenimento (incluindo Boxee) e jogos. Os desenvolvedores do AppUp Center seguem um modelo de negócio semelhante ao da Apple para a App Store e recolhem 70% dos lucros de programas pagos.

Isso atraiu muita gente interessada em oferecer produtos no AppUp Center, usando um SDK criado pela Intel que já foi baixado mais de 2.500 vezes até hoje. Com o crescente sucesso dos netbooks, é provável que a empresa consiga tornar um sistema de distribuição de softwares iniciado pela Apple com smartphones bem-sucedido em portáteis de baixo custo, mas os planos para o futuro da loja ainda não estão bem-definidos.

Publicidade

Como exemplo disso, está sendo analisada a possibilidade de expandir a sua disponibilidade para outros produtos baseados em processadores Intel, incluindo PCs convencionais, smartphones e até set-top boxes para televisores. Entretanto, a prioridade agora é lançar um AppUp Center para o Moblin, o sistema operacional de código aberto da Intel para netbooks.

As fabricantes que se interessarem pela iniciativa também poderão fazer acordos para pré-instalar o cliente de acesso à loja — já disponível para download — em seus produtos com sua própria marca. Dell, Asus, Acer e Samsung serão as primeiras a tornar essas lojas especiais disponíveis por padrão em seus netbooks, a partir dos próximos meses.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Primeira versão candidata a final do Firefox 3.6 já está disponível para download

Próx. Post

Rumor alega que a Apple implantará câmeras com flash na próxima geração do iPhone

Posts Relacionados