O melhor pedaço da Maçã.

Por que a Apple foi a companhia tecnológica da década

Dentro do cubo da Apple Retail Store 5th Avenue, em Nova York

Da última semana de 2009 pra cá, compilamos alguns links de levantamentos e retrospectivas que só comprovam o quanto a Apple foi _a_ companhia tecnológica da década de 2000.

Publicidade

Antes de mais nada, vale conferir o gráfico a seguir, publicado pelo GigaOM, que mostra os principais lançamentos da Apple no período:

A revolução macieira da década começou em 2001, com a chegada do Mac OS X, da sua primeira loja de varejo e do iPod + iTunes. Em 2004 vimos a miniaturização do player, com o lançamento do iPod mini. A virada de 2005 para 2006 marcou a introdução do primeiro Mac com processador Intel. Em 2007, finalmente foi lançado o iPhone, seguido do 3G em 2008. Finalmente, a linha do tempo termina já no final de 2009, com os rumores da iminente iTablet.

Se você acha que o Google cresceu mais que a Apple, saiba que, desde que se tornou pública, a firma de Mountain View cresceu 500% na bolsa. Nada mal, né? Pois a Apple, no mesmo período, disparou nada mais nada menos que 1.200%. De 2000 a 2009, a AAPL cresceu quase dez vezes, de US$24 para US$211.

Na virada deste ano, o Techmeme (grande portal que reúne notícias tecnológicas de sites do mundo todo) publicou uma retrospectiva de 2009, listando as dez principais e mais movimentadas/comentadas reportagens do ano. Apple e Google mais uma vez se enfrentaram fortemente no ranking (com o Chrome OS levando a melhor, na primeira posição), mas a Maçã apareceu em seis (!) das dez matérias, incluindo os rumores sobre a sua tablet, a carta de Steve Jobs quando ele anunciou a sua licença médica no começo do ano, a saída de Eric Schmidt da diretoria da Apple, a resposta dada por ela à FCC com relação aos aplicativos do Google Voice na App Store e um apanhado sobre o sucesso crescente da iTunes Store.

Publicidade

No dia 30 de dezembro de 2009, o Engadget publicou um artigo com os Dez gadgets que definiram a década. Mais uma vez, a Apple dominou, aparecendo em quatro das escolhas: PowerBook G4 Titanium (2001), Mac OS X (2000), iPod (2001) e iPhone (2007).

Se você ainda tem alguma dúvida depois disso tudo, confira a compilação que o Fortune Brainstorm Tech fez de todas as ocasiões em que a Apple, Steve Jobs e/ou seus produtos foram citados como “melhor de”, só em 2009! Pra terminar, vale citar dois artigos bem bacanas também publicados há poucos dias pelo Macworld: os produtos da Apple mais significantes da década e as suas dez falhas da década.

Publicidade

Estou curioso para saber o que veremos nesses próximos dez anos. 😀

[foto: Mark Sebastian, via Flickr]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Empresa não recomenda uso de soluções gráficas da Microsoft para desenvolvimento de jogos

Próx. Post

Primeira versão candidata a final do Firefox 3.6 já está disponível para download

Posts Relacionados