O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Por que a Apple foi a companhia tecnológica da década

Dentro do cubo da Apple Retail Store 5th Avenue, em Nova York

Da última semana de 2009 pra cá, compilamos alguns links de levantamentos e retrospectivas que só comprovam o quanto a Apple foi _a_ companhia tecnológica da década de 2000.

Publicidade

Antes de mais nada, vale conferir o gráfico a seguir, publicado pelo GigaOM, que mostra os principais lançamentos da Apple no período:

A revolução macieira da década começou em 2001, com a chegada do Mac OS X, da sua primeira loja de varejo e do iPod + iTunes. Em 2004 vimos a miniaturização do player, com o lançamento do iPod mini. A virada de 2005 para 2006 marcou a introdução do primeiro Mac com processador Intel. Em 2007, finalmente foi lançado o iPhone, seguido do 3G em 2008. Finalmente, a linha do tempo termina já no final de 2009, com os rumores da iminente iTablet.

Se você acha que o Google cresceu mais que a Apple, saiba que, desde que se tornou pública, a firma de Mountain View cresceu 500% na bolsa. Nada mal, né? Pois a Apple, no mesmo período, disparou nada mais nada menos que 1.200%. De 2000 a 2009, a AAPL cresceu quase dez vezes, de US$24 para US$211.

Na virada deste ano, o Techmeme (grande portal que reúne notícias tecnológicas de sites do mundo todo) publicou uma retrospectiva de 2009, listando as dez principais e mais movimentadas/comentadas reportagens do ano. Apple e Google mais uma vez se enfrentaram fortemente no ranking (com o Chrome OS levando a melhor, na primeira posição), mas a Maçã apareceu em seis (!) das dez matérias, incluindo os rumores sobre a sua tablet, a carta de Steve Jobs quando ele anunciou a sua licença médica no começo do ano, a saída de Eric Schmidt da diretoria da Apple, a resposta dada por ela à FCC com relação aos aplicativos do Google Voice na App Store e um apanhado sobre o sucesso crescente da iTunes Store.

Publicidade

No dia 30 de dezembro de 2009, o Engadget publicou um artigo com os Dez gadgets que definiram a década. Mais uma vez, a Apple dominou, aparecendo em quatro das escolhas: PowerBook G4 Titanium (2001), Mac OS X (2000), iPod (2001) e iPhone (2007).

Se você ainda tem alguma dúvida depois disso tudo, confira a compilação que o Fortune Brainstorm Tech fez de todas as ocasiões em que a Apple, Steve Jobs e/ou seus produtos foram citados como “melhor de”, só em 2009! Pra terminar, vale citar dois artigos bem bacanas também publicados há poucos dias pelo Macworld: os produtos da Apple mais significantes da década e as suas dez falhas da década.

Publicidade

Estou curioso para saber o que veremos nesses próximos dez anos. 😀

[foto: Mark Sebastian, via Flickr]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Empresa não recomenda uso de soluções gráficas da Microsoft para desenvolvimento de jogos

Próximo Artigo
Ícone do Firefox (com sombra)

Primeira versão candidata a final do Firefox 3.6 já está disponível para download

Posts Relacionados