O melhor pedaço da Maçã.

Gruber & Cia. falam sobre iTablet: o que é o produto, como ele será, para que será?

Nas últimas (muitas) semanas, o principal rumor que corre no mundo Mac é a tablet da Apple, aka iSlate, iTablet, iPad, iGuide, MacTablet… De vez em quando pipocam algumas informações “concretas” aqui e ali, mas, diante da iminência de lançamento do produto, o que tem rolado bastante também são discussões e especulações acerca de como o produto será e funcionará.

Publicidade

John Gruber, do Daring Fireball, deu o pontapé inicial na questão em um extenso artigo publicado bem na virada do ano. Apesar de ter fontes quentíssimas dentro da Apple, nem ele teve contato com ninguém que trabalhou e/ou viu o hardware ou software da tablet. Até mesmo dentro de Cupertino o projeto é dado como certo, porém pouco se sabe sobre ele — até porque já foi dito e repetido que Steve Jobs em pessoa envolveu-se bastante com a sua criação.

Um dos aspectos discutidos por Gruber é quanto ao propósito de uma tablet: considerar que ela terá 7 polegadas é válido, mas talvez esse “iPod touch gigante” (que não teria o dobro da tela, e sim quatro vezes a sua área útil — telas são medidas na diagonal, lembrem-se!) não fizesse tanto sentido quanto um ainda maior, de 10-11 polegadas.

Dizer que a tablet será lançada para qualquer um poder usá-la no sofá não é muito legal, pois hoje já se pode fazer isso com um MacBook ou com o seu próprio iPhone/iPod touch. Gruber especula que a iSlate será uma alternativa aos próprios MacBooks, não tão completa quanto um Mac/computador normal, mas tão avançada e inteligente quanto um iPhone/iPod touch. O produto seria ótimo para quem já tem um iMac e um iPhone, por exemplo, e precisa de um Mac portátil para levar pra cima e pra baixo. O preço? O consenso diz algo entre US$500 e US$800 — mais que um iPhone, menos que um MacBook.

Visão artística de uma tablet da Apple

Uma coisa interessante a se considerar numa tablet é como ela seria utilizada, na prática, para você assistir a vídeos ou ler um livro eletrônico, por exemplo. Quais as opções? Segurá-la com as duas mãos? Apoiar no colo? Deixar em cima da mesa (ângulo não muito agradável)? Usar algum dock/suporte especial com a inclinação ideal de visualização? Ou será que ela teria duas telas dobráveis, à la Microsoft Courier, o que “resolveria” essa questão?

O sistema mais uma vez é dito como um misto de iPhone OS com Mac OS X, já que uma touchscreen de 7-10 polegadas não comportaria nenhum dos dois da melhor forma possível. Vale observar que a Apple estaria preenchendo um novo espaço com a iTablet, não descartando nenhuma de suas outras linhas de produtos já existentes. Gruber cita, inclusive, que há uma possibilidade de desenvolvedores obterem uma versão preliminar do Mac OS X 10.7 já nesta WWDC, em junho.

Publicidade

Conforme observa bem o desenvolvedor Marco Arment, um dos aspectos mais polêmicos e incertos acerca de uma tablet é sobre o seu método de entrada de texto. Um iPhone não foi criado para longas digitações, então seu teclado virtual compacto substitui muito bem os físicos que encontramos em concorrentes (ou até o antigo T9, baseado no teclado numérico), mas uma tablet não pode seguir o mesmo conceito. Além disso, bater os dedos numa superfície de vidro totalmente plana por longos períodos, sem qualquer feedback tátil/háptico, não deve ser nada agradável.

No final das contas, a tablet da Apple tem tudo para ser um belíssimo produto, de construção primorosa e totalmente multifuncional — de preferência, sempre conectado à internet. O segredo da firma de Cupertino não é entregar produtos de que *precisamos*, e sim lançar novidades que todos *desejamos*. E a tablet já conquistou esse objetivo, sem nem sequer ter sido apresentada pela empresa.

Publicidade

Há quem acredite que o produto chegará para “redefinir a história da computação pessoal”. Será? 😉

· · ·

Outros textos que também vale conferir:

· · ·

Em um rápido comentário postado ontem em seu blog, Gruber disse que, com base em contato com fontes suas próximas à Apple, a tablet não virá com uma câmera, webcam ou qualquer coisa do tipo — como alguns especulam.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Problema em software de gerenciamento de energia faz Magic Mouse exigir trocas semanais de pilhas

Próx. Post

Citrix lança GoToMyPC, software de acesso remoto para Macs

Posts Relacionados