O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple agora tem um empregado especializado em fusões e aquisições de outras companhias

Steve Jobs voltou ao comando da Apple em 1997 e, desde então, adquiriu 11 empresas menores. Comparativamente, o Google comprou o mesmo número de companhias nos últimos 18 meses. Essa diferença de perfil administrativo entre as duas gigantes sempre foi muito clara, mas a firma de Cupertino pode estar trabalhando para mudar um pouco o cenário.

Publicidade

Nos últimos cinco meses, por exemplo, a Apple adquiriu 3 dessas 11 empresas supracitadas: Placebase, Lala e Quattro Wireless. As duas últimas foram possivelmente estimuladas pelo Google, que abocanhou a AdMob das mãos de Steve Jobs.

O “curso de colisão” entre Apple e Google é um assunto tão frequente hoje em dia que acabou virando matéria de capa da última edição da revista BusinessWeek. Atualmente as empresas já se enfrentam, direta e indiretamente, nos segmentos de smartphones (aparelhos e sistemas operacionais), softwares móveis, publicidade, computadores pessoais, entretenimento e essas próprias aquisições.

De acordo com uma reportagem trazida ontem à noite pelo repórter Peter Burrows, ambas as aquisições da Lala e da Quattro, pela Apple, podem ter sido estimuladas e agilizadas por Adrian Perica, banqueiro da Goldman Sachs. A matéria revela que desde o ano passado ele foi contratado por Jobs como responsável por fusões e aquisições (mergers and acquisitions, ou M&A) de outras companhias, posição esta que nunca existira na Apple.

Publicidade

Até a entrada de Adrian, as poucas aquisições feitas pela Apple eram encaminhadas e analisadas individualmente. Depois que a sugestão/ideia pintasse entre os executivos da Maçã, ela teria que passar pela aprovação de Jobs e aí sim uma equipe era consolidada para administrar as negociações.

A Apple possui hoje mais de US$30 bilhões em caixa, o que certamente deixa todas as suas concorrentes com uma pulga atrás da orelha: o que Steve Jobs fará com tanto dinheiro?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Projeto Gordon levará Flash para o Mobile Safari via JavaScript

Próximo Artigo

MacEnterprise.org e MacLearning.org realizarão webcasts avançados sobre o Mac OS X na semana que vem

Posts Relacionados