Caso Michael Robertson esteja certo sobre o que escreveu hoje para o TechCrunch, a aquisição do Lala pela Apple deu a ela o que era necessário para levar o iTunes para a web ainda em 2010. O executivo possui 12 anos de experiência em música digital e acredita que um projeto grande da Apple para a equipe do Lala existe, mas não teria relação nenhuma com assinaturas de conteúdo através da maior loja de músicas do mundo.
Em vez disso, o iTunes e a iTunes Store estão sendo preparados para suportar a portabilidade de conteúdo multimídia dos usuários em qualquer computador, por meio da internet e da tecnologia já desenvolvida pelo Lala. Robertson afirma que essa tecnologia poderia ter sido desenvolvida pela Apple e empregada nos seus serviços por conta própria, mas a compra de um serviço online que já trabalha com isso foi a melhor escolha encontrada para agilizar esse processo, além de adicionar pessoal bastante experiente nessa área à equipe de serviços online da empresa.
Em resumo, a previsão de Robertson é que o conteúdo multimídia atualmente encontrado nas nossas bibliotecas do iTunes no desktop vá para a internet, podendo ser acessado a partir de qualquer aparelho conectado a ela com uma experiência de navegação semelhante à nativa do jukebox ou de aparelhos como iPhones e iPods touch. Trata-se de um importante avanço nos serviços online da Apple, que já estão sendo preparados para dar conta disso.
A presença no iTunes na web vem se tornando cada vez maior, conforme a Apple implementa novidades em seu site e interage com clientes em serviços online populares, como Facebook e Twitter. A sua mais recente iniciativa nessa área, o iTunes Preview, já possibilita que os usuários ouçam pequenos trechos de músicas da loja da Maçã no browser.