O melhor pedaço da Maçã.

Usuário experimenta seis métodos de entrada de texto e conclui: o teclado QWERTY ainda domina

Crédito: Phil Gyford

Este tipo de experimento não é científico, mas tem a vantagem de poder ser feito por qualquer indivíduo com vários gadgets diferentes à mão. Phil Gyford testou os métodos de entrada de texto de quatro portáteis diferentes (o teclado virtual vertical do iPhone, o teclado físico de um Palm Treo 650, o reconhecimento de escrita de um Newton e o sistema Graffiti do Palm Vx), comparando-os com o teclado QWERTY de seu MacBook Pro e com a escrita à mão. O resultado do teste, que consistia em escrever um mesmo texto memorizado de 221 palavras, foi um pouco surpreendente.

Publicidade

Levando em conta que uma pessoa se torna mais proficiente quanto mais utiliza um dado método de escrita, é de se esperar que alguém que usa um MacBook Pro e um iPhone diariamente tenha mais sucesso com seus respectivos sistemas. Assim, a diferença entre o teclado físico e o virtual observada por Gyford foi em torno de 50% a mais. Mas aqui vem a surpresa: o teclado físico do Treo e a dupla caneta/papel praticamente empataram com o iPhone.

Abaixo está um gráfico com os resultados completos:

Os sistemas de pior desempenho foram ambos os métodos de reconhecimento de escrita, sendo o do Newton razoavelmente melhor que o Graffiti. O sistema de reconhecimento de escrita em toda a tela parece ter tido vantagem sobre o sistema de símbolos que a Palm empregou. O que eu acho? Perdoem-me os entusiastas desses sistemas, mas uma tablet da Apple só vai ter reconhecimento de escrita se o software for tão bom para ler quanto o Alex é pra falar. Até lá, meus cadernos de anotações continuarão comigo sempre que eu não puder tomar notas num notebook.

Publicidade

Mas fica a pergunta: você seria capaz de fazer um teste semelhante e medir quanto tempo leva pra escrever um texto de 200 palavras com seus gadgets favoritos? Lembre de fazer algumas repetições para poder eliminar as variáveis e coloque seus resultados nos comentários!

[via Gizmodo; imagens: Phil Gyford, via Flickr]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

BusinessWeek afirma que Apple também levará livros didáticos para tablet

Próx. Post

O inferno congelou: Steve Ballmer autografa um MacBook Pro

Posts Relacionados