O melhor pedaço da Maçã.

App anti-COVID do Reino Unido já evitou entre 4 e 8 mil mortes, diz estudo

Quando bem utilizada, a tecnologia pode salvar vidas — diretamente
Financial Times
App NHS com símbolo da Apple e do Google

Já falamos aqui há alguns meses sobre o sucesso do aplicativo NHS COVID-19, desenvolvido pelo sistema de saúde público do Reino Unido com base na API de alerta de exposição à COVID-19 desenvolvida pela Apple e pelo Google.

Publicidade

Nas informações da época, os desenvolvedores do app estimaram que mais de 600 mil casos do novo Coronavírus tinham sido evitados. Agora, mais um número impressionante: de acordo com uma nova pesquisa, algo entre 4.200 e 8.700 mortes já foram evitadas no Reino Unido por conta do aplicativo — e isso considerando apenas os meses iniciais da sua existência, de setembro de 2020 até o fim do ano passado.

O estudo, publicado na Nature, teve a colaboração de alguns dos profissionais envolvidos na criação do app — mas, como em qualquer revista científica de respeito, passou pela revisão por pares antes da publicação. Segundo a pesquisa, de setembro a dezembro de 2020, o app foi utilizado “regularmente” por 28% da população britânica, ou cerca de 16,5 milhões de pessoas.

Como a API não traz registros individuais de uso ou alertas, foram usadas duas metodologias para chegar aos dados apresentados no estudo. Um método de modelagem de dados concluiu que o aplicativo evitou cerca de 284 mil casos de COVID-19 no período, enquanto uma análise estatística chegou a um número ainda maior: 594 mil casos evitados por conta do app.

Publicidade

Segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, é provável que um número entre as duas estimativas seja o mais próximo do real. Entretanto, os números reais podem ser ainda maiores — isso porque os usuários do app são, no geral, pessoas já atentas aos procedimentos de segurança na pandemia, que respeitam as regras de uso de máscara, distanciamento social e higiene.

Sonho.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Risco de interferência do iPhone 12 em marcapassos é baixo, diz FDA

Próx. Post

NieR Re[in]carnation é mais uma (bela) aposta da Square Enix

Posts Relacionados