O 9 to 5 Mac fez contato com profissionais do ramo de produção editorial, mostrando algumas impressões deles sobre a possível entrada da Apple no mercado de ebooks. Na realidade, muitas pessoas envolvidas nessa área já falaram sobre o tema nos últimos tempos, mas, ainda assim, foi possível encontrar vários comentários interessantes.
Devido à agressividade com a qual a Apple supostamente tem feito acordos com editoras nos bastidores, o The Wall Street Journal e a Bloomberg já afirmaram que “ficarão bastante surpresos” caso ela não anuncie parcerias para sua tablet no palco do seu primeiro evento oficial em 2010, que acontecerá na quarta-feira. No que diz respeito às grandes empresas desse setor, é provável que ele esteja mostrando um modelo de negócios bem mais tentador do que a Amazon.com oferece, o que teoricamente é bastante atraente para elas.
Segundo o 9 to 5 Mac, a Apple também teria deixado a Scrollmotion para trás durante a obtenção de parceiras para sua tablet. Aparentemente, isso é estranho — estima-se que ela seja uma das maiores distribuidoras de ebooks na iPhone App Store —, mas a Apple deve estar obtendo muito mais resultados negociando diretamente com editoras, o que a colocaria como uma “concorrente” da Scrollmotion.
Através das informações levantadas pelo 9 to 5 Mac, a tablet da Apple foi descrita como um dispositivo de 10 polegadas, menor que o Kindle DX (porém com peso similar), que terá software como o principal elemento para o seu futuro sucesso. Além disso, seu preço não chegará próximo dos US$1.000, porém a Apple “não terá um catálogo enorme de ebooks antes do meio do ano”.