O melhor pedaço da Maçã.

Vivo abre plataforma de desenvolvimento de aplicativos

Seguindo os passos de algumas fabricantes de smartphones, a Vivo aproveitou o segundo dia da Campus Party Brasil 2010 para anunciar ao público presente nos fóruns de desenvolvimento uma plataforma de criação de aplicativos, visando atrair empresas e programadores independentes. Um novo portal dedicado a esses profissionais foi aberto pela operadora, a fim de receber as inscrições dos primeiros interessados em entregar softwares dentro da sua rede de telefonia móvel.

Publicidade

Como parte dessa iniciativa, a Vivo está oferecendo um kit de desenvolvimento de softwares específico para quem for criar conteúdo para sua rede. O SDK permite a esses profissionais a oportunidade de explorar não apenas recursos dos aparelhos, mas também serviços específicos oferecidos pela operadora — como envio de SMS, MMS e WAP, já disponíveis para testes no estado atual do projeto.

Embora a Vivo esteja anunciando que poderá oferecer os novos softwares para todos os seus 51 milhões de clientes, é claro que usuários de aparelhos como o iPhone e talvez alguns outros não poderão tirar proveito da iniciativa em função das linguagens exigidas no kit de desenvolvimento — Java, C# e PHP. Além disso, ela oferecerá os produtos na sua própria loja online de conteúdos — que atualmente é responsável por entregar um milhão de downloads aos seus clientes.

Publicidade

Os desenvolvedores interessados em fazer parte desta plataforma de desenvolvimento levarão 70% do lucro líquido com o download dos seus softwares na loja da empresa, que inicialmente aceitará apenas produtos pagos — cujo valor só poderá atingir R$20 para os desenvolvedores que passarem por todo o processo de certificação. Um aspecto interessante é que a Vivo também aceitará títulos de pré-lançamento (custando até R$2), permitindo que certos produtos sejam avaliados com base na aceitação junto ao público.

O cadastro para a plataforma de desenvolvedores da Vivo pode ser feito no novo portal aberto por ela — lá também é possível ter acesso à documentação do seu SDK, liberado hoje. Durante a Campus Party, haverá ainda um workshop e um concurso de ideias para que os participantes interessados no projeto da operadora possam ter contato com sua plataforma.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Espanha ganhará três Apple Retail Stores em 2010, ¡Olé!

Próx. Post

Apple planeja expansão da iTunes Store na Europa, após lançamento da tablet

Posts Relacionados