O melhor pedaço da Maçã.

Apple ganha patente sobre interface sensível ao toque baseada em proximidade

A Apple ganhou hoje mais uma patente nos Estados Unidos, que faz referência a um novo modelo de interface sensível ao toque para computadores e dispositivos móveis. O invento em questão descreve métodos para identificar objetos próximos de apontar para uma posição num display dessa natureza, visando usar os dados obtidos para a execução de ações no gadget em questão. Keith Lang chama isso de touchOver, em referência ao ubíquo recurso Mouseover.

Publicidade

O iPhone possui um sensor de proximidade, mas ainda é incapaz de usá-lo para fins de interfaces de usuário — ele apenas desabilita a iluminação da tela quando você a aproxima do rosto para falar numa ligação. No entanto, essa patente descreve uma aplicação mais complexa de sensor de proximidade, destinada a determinar a distância entre um elemento (como um dedo) e a tela, incluindo suas respectivas coordenadas nos eixos cartesianos x e y.

A partir de uma interação adicional entre outros componentes existentes em dispositivos, também seria possível determinar o nível de força com que o usuário exerce um toque sobre uma tela. Possíveis aplicações deste invento abrangeriam tanto iPods/iPhones quanto tablets — que seriam capazes de exibir elementos virtuais na tela a depender da forma como o usuário interage com os dedos sobre ela.

Um aspecto interessante dessa patente é que seus desenhos descrevem aplicações de interfaces gráficas para tablets com base em janelas e sistemas de configuração do Mac OS X. O que isso teria a ver com o produto da Apple que será lançado hoje, se tanto falam que ele rodará o iPhone OS?

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estariam a Apple e a Barnes & Noble unidas no projeto da tablet?

Próx. Post

CapSee te alerta quando você esbarra no CAPS LOCK do seu Mac por engano

Posts Relacionados