O melhor pedaço da Maçã.

Melhora no desempenho da próxima geração de navegadores

Os navegadores são os programas mais utilizados pelas pessoas hoje em dia. Além de funcionalidade e beleza, um navegador precisa estar de acordo com os padrões da web para garantir uma navegação sem problemas e ter um bom desempenho na abertura de páginas e execução de scripts.

Publicidade

Ícones dos navegadoresLendo o fórum do Mozillazine descobri dois testes para verificar o desempenho dos navegadores com relação a JavaScript e DOM, ambas linguagens muito utilizadas na internet. Como sou um viciado em versões de testes de programas, resolvi comparar as versões atuais e as próximas versões dos principais navegadores para Mac. Esses testes são o Java Sunspider Test e o ACID3 Test.

No teste, os navegadores utilizados foram o Firefox 2.0.0.11, Safari 3.0.4, Opera 9.26, Minefield (Firefox) 3.0b4pre, WebKit (Safari) r30595 e Opera 9.50 Beta 1. Deixei de lado os navegadores Camino, Flock e Shiira, por compartilharem a mesma engine de renderização dos navegadores testados Gecko (Camino e Flock) e WebKit (Shiira).

Publicidade

O Mac utilizado para execução dos testes foi um Mac Pro Quad 2,66GHz com 4GB de RAM:

Mac Pro Quad

No gráfico abaixo a barra azul é o tempo gasto pelos navegadores atualmente, e a barra vermelha é o tempo gasto pelas suas respectivas versões de teste:

Desempenho dos navegadores no Sunspider test

Desempenho dos navegadores no Sunspider test

É interessante notar aqui que o Opera, conhecido pela sua velocidade em JavaScript, foi o primeiro a passar no teste ACID2 mas não conseguiu realizar os testes, travando em todas as tentativas em sua versão 9.26; a versão 9.50 beta conseguiu completar após muita insistência.

Os gráficos mostram uma melhora considerável no gerenciamento de scripts das próximas versões dos navegadores, tendo o Safari uma melhora de 198,97% e o Firefox de 211,72% em relação a versão atual. A vantagem do Safari em relação ao Firefox no gerenciamento de JavaScript, de 29,94% caiu para 24,59%.

Publicidade

Como todos os navegadores testados já passam com louvor no teste ACID2 — que avalia o desempenho em HTML e CSS —, o pessoal da Web Standards Project resolveu criar o ACID3, uma série de 100 testes que testa a compatibilidade dos navegadores com o DOM e o EMAscript (JavaScript). Neste teste, os navegadores ainda têm chão para atingir a perfeição, mas as novas versões têm melhorado muito seu desempenho. Acredito que até a versão final todos os três, se não estiverem 100%, estarão bem próximos disso.

Figura de referência:

figura de referência do ACID3 test

Figura de referência do ACID3 Test

O Safari:

Safari 3.0.4, 39/100 testes realizados com sucesso

Safari 3.0.4, 39/100 testes realizados com sucesso
Webkit r30595, 85/100 testes realizados com sucesso

Webkit r30595, 85/100 testes realizados com sucesso

O Firefox:

Firefox 2.0.0.12, 50/100 testes realizados com sucesso

Firefox 2.0.0.11, 50/100 testes realizados com sucesso
Minefield 3.0b4pre, 67/100 testes realizados com sucesso

Minefield 3.0b4pre, 67/100 testes realizados com sucesso

O Opera:

Opera 9.26, 46/100 testes realizados com sucesso

Opera 9.26, 46/100 testes realizados com sucesso
Opera 9.50 beta1, 60/100 testes realizados com sucesso

Opera 9.50 beta1, 60/100 testes realizados com sucesso

Novamente o Safari lidera a corrida pela adequação aos padrões da internet, seguido pelo Firefox e pelo Opera. Neste teste todos os navegadores tiveram considerável melhora em relação às versões atuais, com destaque para o Safari, que saiu da ultima posição — com apenas 39 testes realizados — para a liderança — com 85 testes realizados.

É bom ver que os desenvolvedores têm se mexido para melhorar cada vez mais o desempenho dos navegadores, é claro que a escolha de qual o melhor navegador é extremamente pessoal. Eu, por exemplo, prefiro o Firefox pela versatilidade proporcionada por suas extensões, o Safari continua sendo imbatível na velocidade e o Opera tem seus adeptos pelo seu pacote completo composto por cliente de email, gerenciador de torrent, leitor RSS, e navegador. Escolha o seu!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google lança serviço para criação colaborativa de sites

Próx. Post

iPhone 3G pode chegar até o meio do ano com chip Infineon

Posts Relacionados