O melhor pedaço da Maçã.

IDC afirma que Android ultrapassará iPhone e BlackBerry até 2013

Uma nova estimativa da IDC diz que o sistema operacional móvel do Google, o Android, tornar-se-á a segunda maior plataforma de celulares do mundo nos próximos três anos, atingindo uma agressiva (e possível) marca de 68 milhões de usuários. Tal previsão não faz referência ao futuro potencial de crescimento do iPhone, do BlackBerry e do Windows Mobile, mas a previsão dos analistas é que essas três plataformas sejam ofuscadas pelo sucesso do Android.

Publicidade

A expectativa de crescimento dele é muito boa não apenas pela força que a marca Google tem em aparelhos como o Nexus One, mas também pelo nível de robustez adquirido pelo Android nas mãos de diversas empresas. Várias fabricantes ao redor do mundo estão criando soluções baseadas nele, formando um ecossistema de produtos considerado muito mais eficiente para atender às necessidades de usuários diferenciados.

Conforme elas forem percebendo que podem fazer muito mais sucesso apoiando a aliança móvel do Google do que tentando investir em seus próprios sistemas móveis — uma área que empresas como a Apple e a Research In Motion praticamente já dominaram —, ela se tornará uma força enorme no mercado para estimular desenvolvedores e empresas a explorarem os seus benefícios. Acredita-se que o Android é um forte candidato a diminuir o domínio da Nokia fora da América do Norte, algo que outras plataformas móveis não estão conseguindo realizar.

Dentre as empresas que desenvolvem smartphones com Android, destacam-se Acer, Dell, HTC, LG, Motorola, Samsung e Sony Ericsson, então não é difícil garantir grandes porções de mercado com tamanho ritmo de adoção. A única questão a que o Google deve prestar atenção no futuro é garantir uma inter-operabilidade de produtos/serviços/softwares entre aparelhos de várias companhias, evitando que o o seu sistema móvel deixe de ganhar mercado por não oferecer hardware totalmente compatível com futuras gerações do seu software.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Griffin, TOM BIHN e Belkin já anunciam linhas de acessórios para o iPad

Próx. Post

Seria o iPad um Kindle-killer?

Posts Relacionados