O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

IDC afirma que Apple está se aproximando da RIM no mercado global de smartphones

Logo da IDC

A IDC publicou ontem um relatório detalhando as vendas globais de smartphones no último trimestre e em todo o ano de 2009, atualizando os dados de mercado das maiores empresas do setor. Seguindo o que já estava sendo constatado em trimestres anteriores, a Apple foi a companhia que mais cresceu nos números da consultoria, vendendo 8,7 milhões de iPhones nos três últimos meses de 2009 e 25,1 milhões no ano inteiro.

Publicidade

Pesquisa da IDC — Smartphones

Nos números trimestrais, a Apple cresceu 97,7% no quarto trimestre de 2009 em relação ao mesmo período de 2008, um número que foi bem além do crescimento da Research In Motion (RIM), de 40,8%. Comparando as vendas do último trimestre com o desempenho no período de junho a setembro de 2009, ela ainda permaneceu na frente do iPhone por uma diferença de 3,6 pontos percentuais, mas já é possível notar que as vendas do smartphone da Apple estão se aproximando rápido do número total de BlackBerries comercializados nos últimos meses de 2009.

Continuando o foco nos números trimestrais, é impossível não destacar a boa recuperação da Nokia no mercado, cujas vendas cresceram 37,7% em relação a 2008 e resultaram numa pequena queda de 0,3 ponto percentual no seu domínio do mercado — muito menor quando comparada com os números de pesquisas anteriores. A Motorola, graças ao sucesso do DROID (Milestone, no Brasil), cresceu 56,3% em relação a 2008, o que resultou numa recuperação de 0,5 ponto percentual no seu domínio do mercado.

Pesquisa da IDC — Smartphones

O desempenho anual da Apple foi um pouco mais modesto, mas as vendas do iPhone cresceram quase 82% em relação a 2008, fazendo com que sua participação no mercado global de smartphones subisse de 9,1% para 14,4%. A RIM cresceu 40,8% durante o ano passado e vendeu 34,5 milhões de aparelhos, enquanto a Nokia vendeu 67,7 milhões de smartphones e teve um crescimento de 11,9%, mas continuou a perder mercado — dos 40% de market share em 2008, ela perdeu 1,1 ponto percentual em 2009.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Player multimídia Movist é uma alternativa ao VLC no Mac OS X

Próximo Artigo

Gráfico: variações de market shares de smartphones do Q4 '08 para o Q4 '09

Posts Relacionados