O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: vazaram detalhes do Windows Phone 7, e ele parece terrivelmente familiar

Espere esta interface (melhorada!) em smartphones Windows Phone 7

O Mobile World Congress está se aproximando (ele ocorrerá em 15 de fevereiro) e a apresentação do novo sistema móvel da Microsoft ao mundo se torna iminente: o antigo Windows Mobile vai virar Windows Phone e trará todo tipo de AWESOME para smartphones. Como em toda espera por algo grande, rumores já começaram a se espalhar e o pessoal do PPCGeeks se apoderou de detalhes suculentos sobre a próxima geração do sistema operacional móvel de Redmond. Se segure, pois são duas notícias boas e uma muito, muito ruim.

Publicidade
Espere esta interface (melhorada!) em smartphones Windows Phone 7

A primeira notícia boa é que a interface, de codinome “METRO”, agora seria semelhante à vista no Zune HD e os fabricantes de handsets não mais poderão customizá-la e alterá-la a seu bel-prazer. Por que essa é uma notícia boa? Por dois motivos: 1. a interface do Zune HD é bonita pra caramba, e 2. a restrição imposta pela Microsoft dará um pouco de consistência visual aos telefones rodando o Windows Phone 7 — será mais fácil reconhecer um apenas de olhar pra ele. As fontes do PPCGeeks teriam dito que é uma UI “muito limpa” e “viva”.

A segunda notícia boa (“ótima” pra quem tiver um Xbox 360) é que o sistema oferecerá integração à rede Xbox Live e a programação XNA para desenvolvimento de jogos. Além da rede social em si, o Windows Phone 7 trará os achievements, o avatar e as gamertags do usuário. Esta característica, por si só, já é o bastante para conceder uma forte inclinação para o entretenimento móvel — e, quem sabe, seja uma maneira de a Microsoft brigar com suas grandes rivais no setor (Sony e Nintendo), pois até hoje a gigante não lançou nenhum console portátil.

Agora vamos à parte amarga dos rumores: a piada “Redmond, start your photocopiers” continua valendo — agora, até pra coisas “ruins”. Recursos com os quais o Windows Phone 7 não contará incluem multi-tarefa (aplicativos ficarão pausados, recebendo notificações push) , instalação de apps via browser/cartão de memória (eles terão que ser autenticados via um serviço como o Windows Marketplace) e Flash (este último, pelo menos de início; haverá suporte ao Silverlight, porém).

Sim, muito parecido com o iPhone OS — o que pode provar que estas implementações, apesar de serem detestadas por muita gente, não seriam simples birra da Apple. Para serem implementadas pela Microsoft, na contramão de tudo o que o Windows Mobile permitia, estas limitações devem render algo muito bom em termos de estabilidade e desempenho.

Publicidade

Ah, e mais uma coisa: os primeiros smartphones com o novo sistema operacional poderão chegar por volta de setembro. Até lá, muita coisa pode mudar — e quando eu digo isso, significa que tanto o Windows Phone 7 pode se tornar um SO matador quanto o iPhone OS 4.0 (e/ou o novo hardware) pode fazer o mercado de telefonia parecer defasado (de novo). Eu torço pela primeira alternativa: concorrência é bom e eu gosto! 😉

[dica do Guilherme, via Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

zonMotion é talvez o software mais simples para se criar vídeos em stop motion no Mac OS X

Próx. Post

Joy of Tech: apresentando o iPad-killer

Posts Relacionados