O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple garante patente de lojas virtuais tridimensionais; Second Life e PlayStation Home mandam lembranças

Lojas virtuais têm suas vantagens (estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, têm ferramentas de busca), mas nelas é quase impossível reproduzir a sensação de entrar num ambiente decorado com bom gosto e interagir com um pessoal de vendas bem treinado, ou então conversar e trocar experiências com outros consumidores.

Comprar é uma atividade divertida (às vezes até demais), seja numa loja física ou num site de ecommerce. Lojas virtuais têm suas vantagens (estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, têm ferramentas de busca), mas nelas é quase impossível reproduzir a sensação de entrar num ambiente decorado com bom gosto e interagir com um pessoal de vendas bem treinado, ou então conversar e trocar experiências com outros consumidores.

Publicidade

Uma patente garantida pela Apple foi concebida com o objetivo de suprir essa deficiência mediante o emprego de um ambiente tridimensional no qual as pessoas podem interagir como se estivessem numa loja de verdade, aproximando às experiências da Apple Retail Store e da Apple Online Store.

O esquema grosseiro na ilustração acima indica a experiência de uma compradora hipotética, chamada “Alice”, que visita uma loja no site da empresa “Acme” ao meio-dia. O ambiente seria detalhado ao ponto de refletir a hora em que a loja é visitada (se fosse à noite, exibiria uma lua ou o céu estrelado) e decorações especiais poderiam ser aplicadas de acordo com a necessidade/ocasião (como um padrão de cores para combinar com o outono, por exemplo).

Publicidade

Só achei estranho esta patente ter sido garantida à Apple, já que o Second Life contava com ambientes comerciais há um bom tempo (se bem que eles apenas eram usados para vender itens virtuais ou fazer divulgação) e a PlayStation Home tem propostas bem próximas (novamente, para bens digitais). O escritório de patentes deve saber o que está fazendo, então vou me limitar apenas a dizer: “Cupertino, start your photocopiers!”

· · ·

Dentre outras patentes garantidas hoje pela Apple, estão o design de portas escondidas do MacBook Air e um sistema de detecção de umidade que pode ser usado para identificar defeitos que não são cobertos pela garantia nominal de seus gadgets.

[via Patently Apple]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Mac Pro aberto, visto de cima

Apple está investigando problemas de desempenho na última geração do Mac Pro

Próximo Artigo
MacBook Air visto de frente

Notebooks como o MacBook Air também poderão ser equipados com chips Core i7 no futuro

Posts Relacionados