O melhor pedaço da Maçã.

Com o lançamento da iBookstore, Apple voltará a destacar DRM para proteção de conteúdo

O jornal norte-americano Los Angeles Times afirma que, com o lançamento da iBookstore para o iPad, a Apple trará de volta ao público o seu sistema de gerenciamento de direitos digitais (DRM) FairPlay, visando limitar a cópia de ebooks adquiridos na loja por um usuário em diferentes computadores — ou até em várias tablets, vai saber… A iniciativa é um tanto estranha, julgando que a tecnologia FairPlay foi extinta da iTunes _Music_ Store no ano passado.

Publicidade

Atualmente, a principal razão da existência de DRM nas lojas online da Apple é para proteção de aplicativos da App Store contra pirataria — que é feita em vão, vale lembrar. No entanto, mesmo com a volta do FairPlay para ebooks, nem todas as editoras que publicarão conteúdo na iBookstore darão apoio a ele, principalmente aquelas que criticam esse tipo de implementação — como a O’Reilly Media, por exemplo.

De qualquer forma, é estranha a existência de uma possibilidade de ficarmos restritos à compra de livros com DRM por parte da Apple. Steve Jobs ressaltou claramente no lançamento do iPad que o formato usado pela iBookstore (o ePub) é aberto. Sendo a loja protegida por DRM, de que diabos isso adianta? :-/

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iMac de alumínio sobrevive a incêndio de casa na Suécia

Próx. Post

Google ainda vê Apple como uma “parceira valiosa”

Posts Relacionados