A Nokia e a Intel anunciaram durante o Mobile World Congress 2010, em Barcelona, o MeeGo — uma nova plataforma para dispositivos móveis (incluindo smartphones, tablets, netbooks, TVs conectadas à internet, sistemas de informação para automóveis, etc.) que reúne o melhor do Maemo e do Moblin num novo sistema operacional baseado em Linux.
O MeeGo rodará em uma série de aparelhos, tanto sob arquiteturas Intel quanto ARM. A aposta das empresas é que ele ofereça uma continuidade entre dispositivos nunca antes vista em outros SO móveis, suportando o desenvolvimento de aplicativos multi-plataforma em Qt e uma framework de interfaces que permita a profissionais trabalharem em UIs para MeeGo e Symbian simultaneamente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tMLtdnqnhtc[/youtube]Os primeiros aparelhos com MeeGo deverão chegar ao mercado no segundo semestre de 2010. Como um novo projeto open source, é claro que o seu principal concorrente é o Android, do Google, mas a união das duas gigantes tem tudo para mirar também a Apple e o seu iPhone OS.
[via CNET Reviews]