O melhor pedaço da Maçã.

iOS 16 e macOS Ventura terão Lockdown Mode contra spywares

A Apple acaba de anunciar um novo recurso de segurança chamado Lockdown Mode (Modo de Bloqueio), o qual chegará ao iOS 16, ao iPadOS 16 e ao macOS Ventura 13, para “proteger usuários contra spywares mercenários altamente direcionados”, como o polêmico Pegasus, do NSO Group — que já fez diversas vítimas ao redor do mundo.

Publicidade

Estamos falando de um recurso opcional, voltado principalmente a usuários que enfrentam “ameaças graves e direcionadas à sua segurança digital”, como descrito pela Apple. Nesse sentido, quando a função é ativada, o sistema bloqueará determinados conteúdos e recursos. Entre eles:

  • Mensagens: a maioria dos tipos de anexos de mensagens, exceto imagens, será bloqueada. Alguns recursos, como visualizações de links, serão desabilitados.
  • Navegação na web: certas tecnologias complexas, como compilação JavaScript just-in-time (JIT), serão desabilitadas, a menos que o usuário exclua um site confiável do Modo de Bloqueio.
  • Serviços da Apple: os convites e solicitações de serviço recebidos, incluindo chamadas do FaceTime, serão bloqueados se o usuário não tiver enviado anteriormente uma chamada ou solicitação ao chamador.
  • As conexões com fio a um computador ou acessório serão bloqueadas quando o iPhone está no modo.
  • Os perfis de configuração não poderão ser instalados e o dispositivo não poderá se registrar no gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), enquanto o Modo de Bloqueio estiver ativado.

Em outras palavras, o mecanismo fortalecerá a segurança do dispositivo limitando a funcionalidade do sistema. Embora a Apple diga que “alcançou um bom equilíbrio entre usabilidade e segurança” com o recurso, ele não foi projetado para usuários comuns.

Além da funcionalidade, a Maçã também está convidando pesquisadores de segurança a encontrar falhas/vulnerabilidades no Modo de Bloqueio por meio do seu programa Security Bounty. Os pesquisadores podem obter recompensas de até US$2 milhões — o dobro do limite anterior e o maior pagamento de recompensas do setor.

Publicidade

Ademais, a Apple também está fazendo uma doação de US$10 milhões, somado a quaisquer valores oriundos do processo contra o NSO Group, para organizações que “investigam, expõem e evitam ataques cibernéticos altamente direcionados”.

O Modo de Bloqueio já pode ser acessado na terceira beta do iOS 16, do iPadOS 16 e do macOS Ventura 13.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16, iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16 ganham terceiras betas [atualizado]

Próx. Post

Twitter testa feeds extras com curadoria de terceiros

Posts Relacionados