O melhor pedaço da Maçã.

Contas do Gmail configuradas no Mail do OS X Mavericks estão com problemas; veja como resolver

Ícone do Mail

Ontem, durante seu evento especial, a Apple surpreendeu muita gente quando anunciou que o OS X Mavericks seria distribuído gratuitamente para todos. Segundo a empresa são mais de 200 novidades, incluindo novos apps (Mapas e o iBooks), abas e etiquetas para o Finder, suporte a vários monitores, nova versão do Safari, melhorias em performance, entre muitas outras coisas.

Publicidade

Porém, quando estamos falando de software — ainda mais um complexo como uma nova versão de um sistema operacional —, por mais que seja a intenção de qualquer empresa lançar tudo 100% redondo, é praticamente impossível. Então, se você já migrou para o Mavericks ou pretende fazer isso nas próximas horas, saiba que existem alguns problemas, sim. Um deles, que está afetando bastante gente, tem a ver com contas do Gmail configuradas no Mail (cliente de email nativo do OS X).

OS X Mavericks rodando num iMac

Ao configurar uma conta do Gmail no Mail do Mountain Lion ou em versões anteriores do OS X, uma pasta “[Gmail]” aparecia na barra lateral. Sim, era possível sumir com ela, mas particularmente eu deixava assim mesmo, evitando ter que fazer configurações mirabolantes tanto no Mail quanto na interface web do Gmail. A culpa disso é do Google mesmo, que trabalha com uma implementação de IMAP (internet message access protocol, ou protocolo de acesso a mensagem na internet) diferente do padrão — e como o Mail do Mountain Lion trata o Gmail como um servidor IMAP convencional, a confusão está formada.

Publicidade

No OS X Mavericks, porém, essa pastinha magicamente sumiu! Quando eu olhei e vi que ela não existia mais, minha primeira reação foi muito positiva, afinal, engenheiros/desenvolvedores da Apple finalmente repararam que o Gmail trabalhava de forma diferente de outras contas IMAP. Se fosse um serviço qualquer, tudo bem, mas estamos falando do Gmail, um dos maiores (se não o maior) serviço de emails do mundo. Só que para a minha tristeza, essa melhoria veio com um “bug” bem chato: mensagens movidas da “Caixa de Entrada” para qualquer outra pasta *continuam* na lá, no mesmo lugar. Num primeiro momento, parece que o deslocamento da mensagem foi feito com sucesso, mas basta sair e entrar novamente na “Caixa de Entrada” para ver que não é bem assim.

Pesquisando sobre o assunto, me deparei com este artigo escrito por Joe Kissell, do TidBITS. Assim como eu — e muitas outras pessoas —, ele também está sofrendo com isso e inclusive já relatou o caso para a Apple.

Por enquanto, a única maneira de remediar isso é entrar na interface web do Gmail, ir em Configurações, escolher a aba Marcadores e habilitar a opção “Mostrar no IMAP” do marcador “Todos os e-mails”.

Publicidade

Se você fizer esses ajustes utilizando o Mail do Mountain Lion (ou Lion, Snow Leopard, etc.), o cliente de email baixa duas cópias de cada mensagem, uma que fica dentro de “Todos os emails” e outra que fica na pasta/marcador que você colocou. Resumidamente, você fica com mensagens duplicadas — desperdiçando espaço e banda. Por isso, a melhor forma de se trabalhar com o Gmail no Mail de gerações passadas do OS X é desabilitando essa opção (“Mostrar no IMAP”) nas configurações web do Gmail.

Logo do Gmail

No Mail do OS X Mavericks, porém, a coisa é diferente. Ele “baixa” todas as mensagens que estão no Gmail, coloca-as na pasta “Arquivo”, trabalhando de forma muito similar como o próprio Gmail faz — ou seja, se você move uma mensagem da “Caixa de Entrada” para uma pasta/marcador qualquer, ele retira o rótulo “Caixa de Entrada” da mensagem e tudo volta a funcionar perfeitamente. 🙂

Publicidade

Antes de fazer isso, é bom você saber de alguns outros problemas atrelados a essa mudança: 1. a sincronização entre Gmail e Mail não está funcionará perfeitamente 100% do tempo, então de vez em quando as mudanças feitas de um lado demoram para aparecer no outro; 2. habilitando a pasta “Todos os emails” nas configurações do Gmail, AppleScripts que trabalham com mensagens dessa conta vão parar de funcionar (a não ser que eles trabalhem exclusivamente com as pastas/marcadores “Caixa de Entrada” e “Todos os emails”).

Infelizmente, por enquanto, essa é a única opção para quem quer continuar usando o Mavericks e o Mail para gerenciar uma conta do Gmail. Quem sabe a Maçã consiga consertar isso numa futura atualização de manutenção (10.9.1, por exemplo).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Descubra o segredo de Leonardo da Vinci no jogo brasileiro Fruits’n Tails para iOS

Próx. Post

Apple disponibiliza vídeos do iPad Air e do Mac Pro em seu canal do YouTube

Posts Relacionados