O melhor pedaço da Maçã.
GenioDesk Pro

Review: GenioDesk Pro, a standing desk brasileira

As mesas motorizadas vieram para ficar

Alguns meses atrás, meu amigo Rafael Fischmann fez um belo review (e um vídeo) da standing desk Jarvis Bamboo, da marca americana Fully. A mesa, como era de se esperar, é uma belezura, mas nós, brasileiros, contamos com uma baita duma inconveniência para colocar as mãos nela: a empresa não despacha seus produtos diretamente para o Brasil, o que significa que você precisaria lidar com uma transportadora internacional, dólar altíssimo, taxas… enfim, os suspeitos de sempre.

Publicidade

Por conta disso, alguns leitores sugeriram que testássemos uma standing desk brasileira. E o que é que vocês não nos pedem sorrindo que a gente não faz… sorrindo também?

Aqui, vale acrescentar que o “brasileira” está sendo utilizado no sentido de uma mesa que pode ser adquirida no Brasil, sem impostos de importação nem taxas altíssimas de encomenda internacional. As mesas da GenioDesks têm componentes nacionais e importados. 😉

Passei os últimos meses testando a GenioDesk Pro, uma das mesas motorizadas da GenioDesks — uma empresa brasileira, baseada em Santo André (SP), que se especializa nesse tipo de produto e faz entregas para todo o Brasil. Bem mais fácil, não? E a melhor parte é que minhas impressões sobre a mesa são extremamente positivas.

É provável que a essa altura (sem trocadilhos) vocês já tenham alguma familiaridade com o conceito das standing desks, mas de qualquer forma aqui vai um pequeno resumo. Elas são mesas com motores que possibilitam um amplo ajuste de altura, para que você trabalhe sentado ou em pé — a ideia é que você se levante por alguns períodos durante o dia para variar sua postura, reduzir o sedentarismo, melhorar a circulação e o foco.

Publicidade

A GenioDesks oferece alguns modelos de standing desks, todas motorizadas — a diferença fica na quantidade de motores, no velocidade do ajuste de altura, nas posições mínimas/máximas desse ajuste e em alguns recursos extras, como o sensor anticolisão. O modelo que eu testei, o Pro, é o topo-de-linha, com motorização dupla, controle com memória para quatro posições e ajuste de altura entre 66cm e 129cm.

Análise em vídeo

YouTube video

Unboxing e montagem

A mesa chegou muito bem embalada (sério, foram uns bons cinco minutos só para tirar os isopores e plásticos de proteção) em três caixas — uma com a estrutura metálica (pés e ferragens) e os motores, uma com a calha de fios opcional [mais sobre ela a seguir] e uma com o tampo.

Caixas da GenioDesk Pro

Todos os parafusos e porcas vêm embalados separadamente, separados por tipo e com a devida identificação, o que é ótimo para quem não tem muita familiaridade com esse universo. O pacotinho de ferragens também inclui duas chaves Allen, que facilitam bastante na hora de apertar os parafusos.

Publicidade

Vale notar que, ao adquirir sua mesa, você pode configurá-la com uma série de opções: além de escolher a cor da estrutura metálica (preta ou branca), você pode selecionar o tamanho do tampo (eles oferecem opções de 120cm, 140cm ou 170cm, todos com 70cm de profundidade — meu modelo é o de 140cm), o acabamento (fui de carvalho prata) e a opção com ou sem furos passa-fio.

Ferragens da GenioDesk Pro

Você também pode adquirir apenas a estrutura metálica da mesa e usar um outro tampo qualquer, que você já tenha em casa ou feito por um marceneiro ao seu gosto. A única inconveniência disso é que você precisará fazer a furação para as ferragens da mesa por conta própria, enquanto os tampos vendidos pela GenioDesks já vêm com todos os furos nos lugares certos para a montagem.

Falando em montagem, o processo não é complicado — o manual que acompanha a mesa é bastante intuitivo, e a GenioDesks disponibiliza ainda vídeos com tutoriais ensinando o passo-a-passo do procedimento para quem prefere entender tudo de uma forma mais visual.

GenioDesk Pro
Parte de baixo da mesa já devidamente montada

Ainda assim, é inegável que montar a mesa dá um certo trabalho: a estrutura metálica é bem pesada (o que é ótimo para a robustez do conjunto, mas nem tanto para os seus músculos), e você precisará da ajuda de uma outra pessoa pelo menos para virar e desvirar a mesa algumas vezes durante a montagem.

Publicidade

Por aqui, com duas pessoas no trabalho pesado, levamos cerca de três horas desde a abertura das caixas até a mesa já pronta e em funcionamento.

Funcionamento e recursos

O funcionamento da GenioDesk Pro não poderia ser mais simples: após conectá-la na tomada (ela é bivolt), basta pressionar e segurar as setinhas de controle para ajustar a sua altura.

Ela conta com quatro botões de memória para você salvar suas posições preferidas — ideal para, como é o nosso caso, uma mesa que é usada por duas pessoas, já que você pode configurar uma altura para sentar e outra para trabalhar em pé para cada uma. Um pequeno visor mostra a altura atual, e os botões se iluminam com o acionamento (mas tudo se apaga após alguns segundos, para economizar energia).

GenioDesk Pro

Um ponto que me surpreendeu logo de cara foi o silêncio da mesa: seus motores operam com um ruído suave, discreto, a ponto de eu poder ajustar a altura da escrivaninha mesmo com minha namorada dormindo na cama ao lado. A velocidade de operação também é surpreendente: cronometrando, a GenioDesk Pro precisa de pouco mais que 5 segundos para fazer a transição entre as posições que salvei para sentar e ficar de pé.

Também digna de elogios é a estabilidade do conjunto. Minha mesa anterior era uma peça pesadíssima de madeira de demolição, feita sob medida, que não se mexia nem num terremoto (e que não estava mais atendendo às minhas necessidades pela falta de profundidade); para mim, portanto, era primordial que a sua sucessora fosse igualmente sólida e estável. Por sorte, a robustez da estrutura metálica e as tolerâncias mínimas fazem da GenioDesk Pro uma opção bastante estável, mesmo em pé e naqueles momentos de digitação mais intensa — e olha que, no meu caso, a mesa não está apoiada a nenhuma parede.

A mesa conta ainda com um importante dispositivo de segurança, que é o sensor anticolisão: caso a estrutura metálica ou o tampo encontrem algum obstáculo durante o processo de descida (como uma cadeira, ou mesmo uma criança), os motores interrompem a operação imediatamente e voltam a subir uns dois centímetros. Com isso, você evita acidentes e preserva melhor a capacidade dos motores do equipamento.

Ainda falando sobre recursos, para não dizer que eu não senti falta de nada, gostaria de ver numa versão futura das GenioDesks uma trava de segurança para os seus botões de controle. Não temos crianças aqui em casa, mas meus sobrinhos (de 2, 3 e 6 anos) visitam com frequência — e eu tenho evitado acionar a mesa quando eles estão por aqui, simplesmente por saber que eles não sairão de junto dos botões quando souberem do que eles são capazes. Imagino que isso seja ainda mais importante para quem tem crianças em casa, e uma trava de segurança resolveria esse problema facilmente.

Acessórios

A GenioDesks oferece, no seu site, uma gama de acessórios para as mesas — temos suporte para gabinete, suporte articulado para monitor, tapetes antifadiga para os pés e até mesmo tampos especiais, feitos de madeira maciça. Por aqui, testei um acessório que considero quase essencial se você pretende utilizar aparelhos eletrônicos na sua mesa: a calha para gerenciamento de cabos.

GenioDesk Pro

A calha é feita de uma peça única de metal, também bastante sólida e robusta, e sua montagem é feita de forma muito simples na parte de baixo do tampo. Até estranhamos que o acessório chegou sem nenhum material de instrução, mas tudo o que você precisa é fixar quatro parafusos nos locais apropriados — os tampos da GenioDesks já chegam com as furações necessárias para o acessório, inclusive.

Uma vez instalada, a calha serve para que você esconda todos os fios e cabos passando pela sua mesa — ela tem uma largura muito generosa, de 90cm, e altura suficiente para acomodar uma régua de tomadas ou um filtro de linha compacto.

A princípio, o acesso aos cabos me pareceu um pouco difícil, já que a abertura fica voltada para a parte de trás da mesa, mas logo eu me lembrei que estava lidando com uma standing desk — e uma vantagem pouco comentada dessas mesas motorizadas é que você pode simplesmente colocá-la na maior altura possível e fazer os ajustes necessários sentado na sua cadeira, sem poses estrambólicas de contorcionismo. 😜

Experiência de uso e veredito

Explicados todos os detalhes sobre a GenioDesk Pro, resta agora relatar a minha experiência com ela — e essa parte da análise, claro, é indissociável do fato de estarmos lidando com uma mesa que sobe e desce ao seu bel-prazer.

Pessoalmente, posso dizer que a experiência de alternar entre os dois “modos” de trabalho tornou o meu dia a dia um pouco mais divertido. No meu caso, a simples lembrança de ficar em pé por alguns minutos em diferentes momentos do dia já ajudou a dinamizar meu processo criativo, além de dar um gostinho de novidade ao home office.

GenioDesk Pro

É bem verdade que, depois de um tempo, a novidade há de se dissipar e você acabará esquecendo, em alguns momentos, de se levantar — neste caso, é uma boa ideia colocar alguns lembretes espalhados ao longo do dia para lembrar do seu objetivo. Até o momento, isso não aconteceu comigo — e olha que eu já estou com a mesa há uns bons dois meses.

Chegamos, então, ao X da questão: vale a pena investir seu rico dinheirinho numa standing desk? Ou, mais precisamente, vale a pena investir seu rico dinheirinho numa GenioDesk Pro? Afinal de contas, é inegável que um produto desses custa significativamente mais do que uma mesa “comum”.

De um ponto de vista da saúde, devo dizer que essa resposta ainda é inconclusiva. Inconclusiva pelo simples fato de que, para analisar de fato uma suposta melhoria na minha saúde proporcionada pela mesa, eu precisarei usá-la por alguns anos e ter acompanhamento médico específico para dar uma resposta concreta em relação aos seus benefícios.

O que eu posso dizer com certeza, desde já, é que o uso da GenioDesk Pro tornou minha rotina de trabalho mais ativa e mais dinâmica. Se eu não posso dizer que estou mais saudável, ao menos eu me sinto mais saudável. Isso já é um passo importantíssimo no seu bem-estar, e estimula inclusive que você busque outras maneiras de se movimentar e reduzir o sedentarismo. É o que tem acontecido comigo, pelo menos.

Claro que nada disso valeria a pena se a GenioDesk Pro não fosse, para início de conversa, uma excelente mesa. Mas ela é — muito sólida, feita com materiais de qualidade, funcionamento confiável e constante, facilidade de uso, acessórios e ergonomia bem pensada.

Portanto, o meu selo de aprovação está dado com gosto.

Onde comprar

A GenioDesk Pro pode ser adquirida no site da GenioDesks, por valores que partem de R$3.599 — a empresa oferece opções de parcelamento ou 5% de desconto no boleto bancário.

No site, você pode conferir também as outras opções de mesas oferecidas, bem como os acessórios vendidos pela empresa. Como dito acima, cada mesa pode ser adaptada ao seu gosto, com tampos de diferentes tamanhos e acabamentos, estrutura metálica em duas cores, acessórios e outros tipos de personalização. Vale a pena explorar todas as opções oferecidas pela GenioDesks.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Códigos do macOS 12.3 indicam chegada do chip U1 a Macs

Próx. Post

Limpeza do Mac: CleanMyMac X ou Washing Machine?

Posts Relacionados