No início do mês, comentamos brevemente a respeito de problemas que usuários do Mac OS X 10.6 Snow Leopard estariam enfrentando com o Instalador (Installer) e a Atualização de Software (Software Update). Basicamente, eles não estavam conseguindo mais instalar aplicativos provenientes de arquivos .pkg
, além de não atualizar softwares já instalados pela Apple.
Alguns usuários afetados pelo problema também puderam ser encontrados nos comentários do nosso artigo anterior sobre o assunto, bem como no Fórum MacMagazine. Foi lá onde encontramos, através de um dos nossos tópicos e uma discussão no site da Apple, duas soluções que podem acabar com isso na sua máquina.
A primeira, mencionada pelo usuário rott3n, é alterar a configuração do teclado USInternational genérico — que muita gente costuma baixar do site do desenvolvedor Rainer Brockerhoff — pelo novo que a Apple incluiu por padrão no novo sistema. Para isso, basta ir até as Preferências do Sistema (System Preferences), abrir a opção “Internacional” (International) e clicar na guia “Fontes de Entrada” (Input Sources).
Já a segunda, sugerida pelo usuário Applezine, não é tão simples como a primeira, mas também não é tão difícil. Vá até a pasta ~/Library/preferences/ByHost/
(em que ~
representa o seu diretório pessoal) e apague da máquina o arquivo com.apple.HIToolbox
.
Depois, reinicie sua máquina, vá até as Preferências do Sistema e abra o painel Contas (Accounts). Destrave-o com sua senha e tranque-o logo em seguida.
Com isso, os seus problemas com a Atualização de Software e o Instalador deverão ser solucionados. Eu não tive nenhum deles e não pude testar as sugestões; contudo, os usuários do Fórum estão relatando êxito com cada um dos dois procedimentos.