O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp está banindo participantes de grupos com nomes suspeitos

Evite brincadeiras de mau gosto, portanto
BigTunaOnline / Shutterstock.com
Facebook, WhatsApp e Instagram

Como toda plataforma social que se preze, o WhatsApp tem suas formas de fiscalizar o uso que está sendo feito dos seus serviços para coibir a ação de grupos criminosos ou atividades ilegais. Acontece que, pelo visto, essa fiscalização está agora atingindo pessoas e grupos que resolveram fazer brincadeiras infelizes no mensageiro.

Publicidade

Segundo o WABetaInfo e alguns fóruns no Reddit, o WhatsApp passou a banir usuários participantes de grupos com nomes suspeitos ou que indiquem alguma atividade criminosa. Em alguns casos, esses banimentos são temporários; em outros, a coisa é permanente e o usuário em questão só pode voltar à plataforma com outro número de telefone.

Um dos relatos no Reddit afirmou que um grupo universitário com cerca de 100 pessoas amanheceu um dia com o nome “pornografia infantil” por conta de um usuário (que se achava) engraçadinho. Em poucos instantes, todos os integrantes do grupo foram permanentemente banidos da plataforma; uma semana depois, o usuário teve sua conta restaurada sem razão aparente. Outros relatos contam histórias bem parecidas.

Alguns usuários expressaram preocupação com a notícia, considerando que o WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta na troca de mensagens e não poderia, teoricamente, ter acesso ao conteúdo dos grupos.

Publicidade

A equipe do mensageiro não se pronunciou sobre o caso, mas a resposta para a questão parece ser óbvia: ainda que o WhatsApp não tenha acesso às mensagens dos usuários, alguns metadados, como nomes e descrições dos grupos, podem ser conferidos pela equipe de segurança do Facebook. É assim, afinal de contas, que eles podem coibir a ação de grupos ilegais na plataforma.

Fica, portanto, a dica: se você não quer arriscar ser banido do WhatsApp, evite brincadeiras de mau gosto envolvendo crimes — e não se esqueça de passar essa informação para seus amigos engraçadinhos.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.8.80 (214.2 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via Mashable | imagem: BigTunaOnline / Shutterstock.com

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição C

Próx. Post

Filme da semana: compre “Vidro”, de M. Night Shyamalan, por R$9,90!

Posts Relacionados