O melhor pedaço da Maçã.

Apple faz mudança na App Store e já permite compras fora da loja

Novas regras flexibilizam restrições quanto à divulgação de métodos de pagamento alternativos fora da App Store
Primakov / Shutterstock.com
App Store no iPhone

A Apple anunciou ontem três mudanças nas Diretrizes de Revisão da App Store as quais buscam dar mais liberdade para desenvolvedores. Uma das alterações diz respeito a um anúncio feito pela empresa ainda agosto, formulado em resposta a um processo coletivo aberto por desenvolvedores nos Estados Unidos. Na época, eles alegavam que a Maçã mantinha um monopólio na App Store ao restringir os pagamentos dentro dos aplicativos.

Publicidade

Agora, a empresa permitirá que desenvolvedores utilizem informações de contato dos usuários, coletadas dentro dos apps (como endereços de email), para divulgar métodos alternativos (e possivelmente mais baratos) de pagamento do que o da Apple (In-App Purchase), oficial da loja. Essa mudança foi oficializada com a remoção do texto que restringia essa prática (seção 3.1.3 das diretrizes). O texto, no entanto, ainda proíbe que desenvolvedores promovam outros sistemas que não o de In-App Purchase nos aplicativos.

Para dar suporte a essa mudança, a Apple também realizou alterações na seção 5.1.1, estabelecendo limites para a coleta de dados dentro de aplicativos. No texto, a empresa esclarece que os apps podem pedir informações básicas de contato para usuários, desde que isso seja opcional. Além disso, o texto também proíbe que desenvolvedores criem recursos e serviços dentro dos apps que sejam condicionados ao fornecimento dessas informações.

Por fim, a Apple adicionou mais informações sobre os novos In-App Events (que começaram a aparecer em agosto), detalhando como desenvolvedores devem adaptar seus aplicativos para o novo recurso que será lançado em 27 de outubro. Com esses eventos, criadores de apps poderão divulgar coisas como transmissões ao vivo, competições de jogos e estreias de filmes diretamente na App Store.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPod, 20 anos: um breve histórico do produto que mudou a Apple

Próx. Post

MacBook Air com “M2” será totalmente redesenhado, diz Mark Gurman

Posts Relacionados