O melhor pedaço da Maçã.

Donos de novos iMacs de 27″ relatam problema com linha na tela

Isso estaria sendo causado pela (cara) GPU AMD Radeon Pro 5700 XT

Uma das opções que a Apple oferece aos compradores da versão topo-de-linha dos novos iMacs de 27 polegadas — com processador Intel Core i7 (10ª geração) de oito núcleos e 3,8GHz — é a de configurá-la com a GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico AMD Radeon Pro 5700 XT, a qual possui 16GB de memória GDDR6.

Publicidade

O adicional de US$500 (ou R$5.000, em terras tupiniquins) sobre a opção de GPU padrão, porém, parece que está causando alguns problemas relacionados à tela dos novos iMacs, de acordo com algumas postagens feitas no fórum de suporte da Apple. Mais precisamente, usuários estão alegando que seus iMacs exibem, aleatoriamente, linhas na tela — as quais podem em alguns casos ser bem visíveis.

Acabei de receber meu novo iMac e percebi que, de vez em quando, uma falha de linha aparece na minha tela. É completamente aleatório, pensei que estava relacionado a trabalho/calor intenso, mas às vezes, mesmo quando o computador está ocioso, vejo a linha na tela.

O surgimento da linha pode permanecer ou ser bem rápido, como visto no vídeo a seguir.

YouTube video

Pelo menos 20 usuários apontaram que estão enfrentando o mesmo problema. Um outro consumidor acrescentou que, após algumas pesquisas, chegou à conclusão de que o provável culpado desse problema é a já mencionada GPU 5700 XT — o desempenho dos iMac, porém, não parece ser afetado pelo problema.

Publicidade

Mesmo problema com meu iMac 2020, [a linha] já apareceu durante a configuração inicial do Mac e continua piscando aleatoriamente desde então. Pesquisando no YouTube e no Google, parece que este é um problema comum da GPU 5700XT que vem com ele.

Ainda não está claro se esse é um problema generalizado, mas vale notar que, de acordo com os relatos, apenas iMacs com a configuração de GPU supracitada têm sido afetados.

De acordo com o 9to5Mac, é provável que uma atualização de firmware/software corrija a falha, já que ela pode estar relacionada com drivers exigidos pela AMD.

Vamos esperar que uma solução seja desenvolvida logo, afinal os novos iMacs custam uma boa grana para você ter que ficar olhando pra uma linha, mesmo que de vez em quando.

iMac de 27″

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacBook de 12″ com bateria de 15-20h pode ser um dos primeiros Macs com Apple Silicon

Próx. Post

Rumor: “iPhones 12” poderão mesmo ganhar nova cor azul-escura

Posts Relacionados