A proposta de um AppMakr da vida é fantástica do ponto de vista de algum profissional ou empresa que não sabe desenvolver ou quer gastar pouco com a criação de um app próprio para iPhones/iPods touch, mas não tem agradado à Apple nem um pouco do ponto de vista de inovação na App Store.
O TechCrunch divulgou ontem que o time de aprovação de apps em Cupertino tem começado a barrar esse tipo de app pré-pronto, básico demais ou repetitivo — daqueles que possuem uma interface e conjunto de funcionalidades pré-definidos e o usuário só altera o seu conteúdo, normalmente via um feed RSS. O problema é que muitos desses podem funcionar maravilhosamente bem como simples web apps.
Essa e outras medidas correlatas mostram que a Apple se preocupa muito com a sua marca quando atrelada à loja de aplicativos. Embora dispor um acervo de mais de 150 mil títulos seja bacana, normalmente os consumidores prezam mais por qualidade do que por quantidade.
Com isso em mente, a equipe do AppMakr já trabalha para tornar suas ofertas algo realmente diferenciado. Para a Apple, a adição de notificações instantâneas (push), acesso offline aos dados baixados, modo de visualização em paisagem (na horizontal) e In App Purchases — coisas que não funcionariam em web apps — já seriam suficientes para que esse tipo de banimento fosse evitado.
Neste caso — longe de ser algo polêmico e duvidoso como a remoção de apps com conteúdo sexual —, eu mais do que apoio a decisão da Apple.