Mesmo não sendo uma tablet baseada em um sistema operacional desktop, o iPad deverá atrair muito mais a atenção do mercado consumidor do que dispositivos similares baseados na mais recente versão do Windows, de acordo com a IDC. Talvez a similaridade com iPhones e iPods touch até seja um fator positivo para a popularização do novo produto da Apple, mas ela dificultará o trabalho de quem for analisar o sucesso dessa nova categoria de aparelhos.
Comparar o sucesso do iPad perante outras tablets será difícil, visto que ela não roda um sistema operacional desktop. A IDC deixou claro que seus números não serão contabilizados em análises sobre computadores convencionais, visto que ela é baseada em uma plataforma móvel, e não no Mac OS X — é bom lembrar que isso também dificultará a análise das vendas de tablets com Android, enquanto o Google não achar um meio de colocar o seu Chrome OS em um desses dispositivos.
A IDC aproveitou esse anúncio para fazer outras previsões gerais sobre o mercado de computadores em 2010. Enquanto o interesse por netbooks está propício a cair, notebooks ultrafinos (como o MacBook Air) terão um ótimo ano, mas não deverão atingir 5% das vendas de computadores — por outro lado, toda a categoria de portáteis ainda será dominante no setor.
Além disso, vendas de computadores “tudo-em-um” crescerão bastante, animadas pelo sucesso da atual geração de iMacs. O problema, segundo a IDC, é que nem todo mundo recorrerá ao Windows para adquirir uma máquina do tipo devido à baixa animação dos usuários por interfaces sensíveis ao toque (visto que o Windows 7 é o primeiro a suportar isso em larga escala), deixando a impressão geral dos consumidores sobre máquinas all-in-one nas mãos de quem desejar migrar para o Mac.
[via Electronista]