O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Game Developers Conference traz evento especial dedicado ao iPhone, mas Mac e iPad também chamam atenção

Nesta semana, a Game Developers Conference (GDC) 2010 está atraindo muita gente à cidade de San Francisco (Estados Unidos), onde ocorrem palestras sobre programação e design de jogos para diferentes plataformas. Assim como em 2009, a criação de títulos para dispositivos móveis foi colocada como principal destaque do evento em diversas plataformas, mas neste ano muitos participantes estão se concentrando nas palestras especiais dedicadas ao iPhone OS, que tomaram pela primeira vez um seminário inteiro com duração de dois dias.

Publicidade

São 16 sessões totalmente dedicadas ao desenvolvimento de jogos para iPhone/iPods touch, cobrindo assuntos técnicos de gráficos e multimídia, integração com redes sociais e até mesmo práticas de design para criação de sucessos na App Store. É claro que sistemas móveis como Android e o recém-lançado Windows 7 possuem todo o potencial para atrair desenvolvedores de jogos durante a conferência e nos próximos meses, mas é interessante notar que, mesmo contando com um número já bastante de alto de jogos disponíveis, o iPhone OS continua a chamar a atenção.

Para Simon Jeffrey, executivo da ngmoco:), “o iPhone OS já é reconhecido como uma plataforma independente no mercado móvel”, concorrendo diretamente com ofertas de Nintendo e da Sony para seus consoles portáteis de maior nível. Um dos diferenciais positivos para quem deseja criar jogos profissionalmente é que o iPhone Developer Program oferece um caminho bem mais rápido para o lançamento de produtos aos olhos de milhares de usuários, continuando a atrair muitos desenvolvedores.

Publicidade

Também é grande a animação deles com o iPad, que estará disponível em breve, mas ele não será destacado pelo evento deste ano. Algumas desenvolvedoras (a Firemint, por exemplo), estão comentando os seus planos para levar jogos para o novo dispositivo e estão até animadas com ele, mas detalhar seus progressos é complicado, visto que o processo de criação para a tablet da Apple ainda é totalmente confidencial.

Por outro lado, mesmo com toda a atenção especial da GDC 2010 para iPhones e iPods touch (que ainda inclui uma série de premiações para os melhores títulos), o evento também está trazendo um destaque especial para o Mac OS X, vindo de grandes empresas no mercado de jogos. A iniciativa da Valve de portar suas tecnologias para desenvolvimento de títulos e toda a infraestrutura do seu cliente Steam para o Mac pegou muitas delas de surpresa, principalmente após saberem que essa transição está sendo apoiada por algumas das suas parceiras que já criam conteúdo para o Windows há um bom tempo.

Publicidade

A Gas Powered Games, que aproveita a GDC 2010 para lançar jogos via Steam, contou ao AppleInsider que está totalmente disposta a apoiar o Mac OS X junto da Valve, deixando claro que será fácil portar seus títulos para os computadores da Apple com GPUs da ATI e NVIDIA. Outras empresas também estão considerando essa iniciativa, como a DICE, responsável pela franquia Battlefield em parceria com a Electronic Arts.

Nos últimos dois anos, todo o incentivo que veio da Apple com referência a jogos foi dedicado ao iPhone OS, mas em 2010 isso deverá mudar um pouco. A Valve e as parceiras dela não são peixes pequenos no mercado de games, e uma parte delas está considerando a entrada no Mac OS X com boas intenções, o que deverá atrair muitas outras empresas do setor a fazerem o mesmo. É impossível a Apple deixar de dar alguma atenção a elas no futuro, mas mesmo que isso aconteça, a oferta de jogos para Mac em 2010 deverá ser bastante animadora.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Executivo da ARM prevê mais de 50 tablets à venda em 2010

Próximo Artigo
MacBook e iPhone

Apple lidera índice de fidelidade entre usuários de laptops e smartphones

Posts Relacionados