O melhor pedaço da Maçã.

OpenGL 4.0 oferece maior performance gráfica para sistema e aprimora interoperabilidade com OpenCL

Khronos Group, responsável por definir novos padrões da indústria para gráficos e multimídia, anunciou hoje na GDC 2010 a disponibilidade da versão 4.0 da tecnologia OpenGL, usada no Mac OS X para desenvolvimento de jogos e outros aplicativos que fazem uso intenso da GPU para fins gráficos. Nela, foram feitas atualizações para conceder aos desenvolvedores a mais nova geração de aceleração gráfica 3D, que promete maior desempenho e flexibilidade para programação.

Publicidade

A nova versão também aprimora a interoperabilidade com a tecnologia OpenCL (criada pela Apple e implementada no Mac OS X Snow Leopard), para que aplicativos criados com a capacidade de usar GPUs em computação geral tirem proveito das mesmas melhorias de desempenho disponíveis para jogos e outros softwares que usam gráficos 3D. Dentre elas, destacam-se precisão dupla em 64 bits e uma nova função que impede interferências do processador na renderização de gráficos, deixando-o livre para outras tarefas.

Com referência a hardware gráfico suportado, OpenGL 4.0 também elimina algumas diferenças existentes entre o desenvolvimento de jogos para desktops e o mesmo processo para dispositivos móveis, possibilitando maior compatibilidade entre ambos para um mesmo projeto. Como é possível ver na imagem acima, diversas tecnologias gráficas estão aparecendo com a mesma base da especificação OpenGL, sendo um desafio para o Khronos Group tornar o uso delas similar entre computadores, handsets e a web.

Para as GPUs que ainda não suportam OpenGL 4.0, o Khronos Group também liberou uma atualização para a atual versão da tecnologia, visando oferecer o máximo de novos recursos que ainda são capazes de funcionar bem com elas. No Mac OS X, ainda não sabemos como a Apple procederá com todos esses avanços, visto que a edição 3.0 da tecnologia OpenGL mal foi implementada no Snow Leopard até agora — mas virá no Mac OS X 10.6.3.

[via CrunchGear]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pink Floyd vence batalha contra a EMI; músicas soltas não poderão mais ser vendidas na iTunes Store

Próx. Post

OnLive será lançado em junho nos Estados Unidos por US$15 mensais

Posts Relacionados