iTunes Preview beneficia acessos de usuários à App Store através do Google

O iTunes Preview pode ser uma maneira conveniente de pré-visualizarmos produtos da iTunes Store através do browser sem precisar do jukebox da Apple, mas ele também está servindo como uma boa forma de reforçar a presença da Apple em buscas pela web. No que diz respeito à App Store, pelo menos, o serviço está sendo muito bem destacado pelas buscas do Google logo nos seus primeiros resultados, o que aumenta o número de acessos à loja para compra de aplicativos.

Publicidade

Uma análise feita com os 100 melhores aplicativos em destaque na App Store comprovou que 68% deles são mais destacados em buscas do Google pela sua página no iTunes Preview, enquanto apenas 32% são mais destacados pelos sites de seus desenvolvedores. Para expandir a iTunes Store em browsers, a Apple abusou de SEO (em inglês, Search Engine Optimization) para tornar suas páginas relevantes em buscadores, o que aparenta estar rendendo resultados interessantes com a ajuda dos milhões de sites diferentes que linkam para seus domínios a fim de indicar produtos.

No modelo do Google, isso aumenta a popularidade de um site e gera facilmente posições nos primeiros resultados de buscas, o que é bom para desenvolvedores conseguirem maior probabilidade de downloads de aplicativos. Entretanto, fica mais complicado para quem cria um app traçar registros de compra através dos seus próprios sites — principalmente se já for habituado a controlar seus sistemas de venda, como muita gente que trabalha há anos com o Mac OS X já faz.

Caso você queira saber mais sobre o uso de SEO na iPhone App Store, recomendo a leitura do artigo completo sobre o assunto no TheAppleBlog. Para quem se interessa por conhecimento sobre buscas, é uma referência interessante.

Posts relacionados

Comentários