O melhor pedaço da Maçã.

Estudo revela: para chegar ao topo da App Store brasileira, é preciso ter pelo menos 2.000 downloads diários

Apps saindo de um iPhone 3G

Embora ofereçam um acervo de títulos praticamente idêntico (com exceção de jogos), as App Stores norte-americana e brasileira são muito distintas. Se um aplicativo pago chegar ao topo do ranking da loja dos Estados Unidos, pode ter certeza de uma coisa: a empresa ou o desenvolvedor estão faturando alto. No Brasil também é difícil se destacar em meio a tantas ofertas, mas os números são absurdamente diferentes.

Publicidade

Apps saindo de um iPhone 3G

O Rodrigo Rocha, criador do app Sopa de Letrinhas, contou com a colaboração de quatro outros desenvolvedores nacionais para obter alguns números importantes acerca da App Store brasileira. Com isso, ele conseguiu realizar um estudo e traçar algumas previsões da quantidade de downloads necessária para um título chegar ao topo do ranking da loja.

Para realizar esse estudo, monitorei o ranking dos 150 aplicativos gratuitos mais baixados no Brasil no período de 12 de fevereiro a 10 de março de 2010, como apresentado pelo site APPlyzer.com. A seguir, entrei em contato com seis desenvolvedores brasileiros cujos aplicativos gratuitos estão entre os 100 mais baixados do Brasil e consegui de quatro deles o número de downloads diários de seus aplicativos. A esses números juntei os números de meu próprio aplicativo, somando cinco aplicativos que ocupam uma extensa faixa de posições no ranking.

O gráfico abaixo relaciona a posição no ranking de apps com seu número de downloads:

Gráfico de downloads de apps vs. ranking

Como dá pra observar, a curva é bastante acentuada entre os 20 primeiros apps do ranking — o que faz sentido, pois são os mais destacados pela Apple na home de sua loja. Vale lembrar que o estudo considerou apenas apps gratuitos; títulos pagos certamente possuem um número de downloads médio muito menor.

Publicidade

Uma forma de compreender a dinâmica do download de aplicativos é dada pela seguinte regra: cada vez que a posição no ranking dobra, o número de downloads cai 36%. Assim, o segundo aplicativo do ranking é 36% menos baixado do que o primeiro, assim como o 100º é 36% menos baixado do que o 50º.

Pensando em números absolutos, o Rodrigo determinou algumas médias de downloads diários vs. posições no ranking: 1º com 2.900, 2º com 1.847, 5º com 1.015, 10º com 645, 20º com 410, 50º com 225, 100º com 143 e por aí vai. Como dissemos, nos EUA esses números deverão ser muito, mas muito maiores.

Se conseguir números suficientes, o Rodrigo já prometeu que realizará um novo estudo como este focado em apps pagos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CTO da id Software indica interesse por uma versão de Rage para iPad

Próx. Post

Firma japonesa processa Apple e outras fabricantes de handsets por infração de patentes

Posts Relacionados