O melhor pedaço da Maçã.

UE fortalecerá investigação contra a Apple com novas evidências

Shutterstock.com
União Europeia

No ano passado, noticiamos que a União Europeia iniciou uma investigação contra a Apple, acusando-a formalmente de abuso antitruste na App Store.

Publicidade

A investigação, vale recordar, foi desencadeada por uma reclamação aberta pelo Spotify em 2019, a qual acusou a Maçã de estabelecer regras injustas para concorrentes em sua loja de aplicativos.

A Apple estaria distorcendo a concorrência no mercado de streaming musical ao exigir o uso do seu meio de pagamentos próprio na App Store e também ao impedir a utilização de links ou informações sobre como assiná-lo externamente. Por ser da Maçã, o Apple Music não sofre com tais limitações.

Agora, pouco mais de um ano após a acusação formal, a Comissão Europeia — que decidiu investigar a empresa em 2020 — afirmou ter coletado novas evidências (não especificadas) contra a Maçã, segundo relatório da Reuters.

Publicidade

Com isso, a expectativa é de que o órgão enviará em breve à Apple uma “carta de fatos”, a qual deverá apresentar as ditas novas evidências para reforçar as acusações originais. A Maçã, por sua vez, poderá contestar as acusações por escrito.

Caso no fim do processo fique provado que a Apple violou mesmo as regras antitruste da União Europeia, ela poderá ter que pagar uma multa equivalente a até 10% do seu último faturamento anual global — o que é *muita* grana, diga-se.

Em paralelo a essa investigação, vale recordar, a Maçã vem enfrentando outros problemas até mais avançados na União Europeia, como a aprovação da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) e da Lei de Serviços Digitais (Digital Services Act, ou DSA).

Publicidade

Elas prometem, entre outras coisas, combater o monopólio e o suposto poder abusivo das Big Techs, bem como limitar os dados dos usuários que podem ser utilizados comercialmente.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter detalha novos recursos focados nas Eleições 2022

Próx. Post

Jogos removidos do Apple Arcade ficarão indisponíveis

Posts Relacionados