O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria identificando usuários com dados de análise

Craig Federighi com "Privacy" atrás

Privacidade é um tema delicadíssimo em tempos de tecnologia e a Apple é conhecida por ser enfática na necessidade de garantir a segurança das informações dos usuários. A empresa, contudo, não está imune às polêmicas: além de uma ofensiva preocupante no mercado de anúncios, os desenvolvedores Tommy Mysk e Talal Haj Bakr descobriram, no início do mês, sinais alarmantes de que a Apple estaria coletando dados na App Store.

Publicidade

Agora, os mesmos desenvolvedores acharam indícios de que a Maçã estaria identificando os usuários. Eles encontraram, nos dados de análise de anúncios da App Store, um identificador chamado “dsId”, ou “Identificador do Diretório de Serviços”. Ele serve para detectar uma conta do iCloud. Isto é, apesar de a Apple dizer o contrário, a empresa aparenta ser capaz de identificar usuários com informações em tese anonimizadas.

🚨Novas Descobertas:
🧵1/6 Dados de análise da Apple incluem um identificador chamado “dsId”. Conseguimos verificar que “dsId” é o “Identificador do Diretório de Serviços”, um identificador que carateriza unicamente uma conta do iCloud. Ou seja, os dados da Apple podem identificar pessoalmente você.

O “dsId”, segundo os pesquisadores, é associado a informações pessoais, como nome, email e qualquer dado no iCloud. Na captura de tela abaixo, ele mostrou que encontrou o identificador em meio a informações pessoais de um usuário nos dados da Apple.

2/6 A Apple afirma em sua declaração de Device Analytics & Privacy que os dados coletados não o identificam pessoalmente. Isso é impreciso. Também mostramos anteriormente que a #AppStore continua enviando análises detalhadas para a Apple, mesmo quando o compartilhamento de análises está desativado.
.
3/6 A Apple usa o DSID para identificar unicamente contas do ID Apple. O DSID é associado com o seu nome, email e qualquer dado na sua conta do iCloud. Essa é uma captura de tela de uma ligação de API1Application programing interface, ou interface programação de aplicações ao iCloud e o DSID pode ser visto claramente ao lado de dados pessoais de um usuário.

A página legal da Apple sobre privacidade na App Store inclui o seguinte trecho: “as informações usadas para determinar quais anúncios são relevantes para você são vinculadas a identificadores aleatórios, e não são vinculadas ao seu ID Apple”, uma informação frequente em diversas áreas dos sistemas da empresa.

Publicidade

Apesar de também dizer que, ao permitir o compartilhamento de dados de análise de vários dispositivos, dados podem ser correlacionados, isso tampouco permitiria a identificação do usuário.

Identificadores são uma das maneiras mais invasivas de se rastrear usuários, já que permitem a identificação pessoal. Aplicativos que os utilizam precisam declarar tal fato na área de privacidade da App Store. Se a Apple realmente puder identificar os usuários a partir dos dados de análise, trata-se de uma violação da privacidade bastante grave.

Complicado, hein?!

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Application programing interface, ou interface programação de aplicações

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Teclado SwiftKey, da Microsoft, retorna à App Store

Próx. Post

Meta testa mais recursos para proteção de adolescentes em suas redes sociais

Posts Relacionados