O melhor pedaço da Maçã.

Novos MacBooks Pro possuem conexão SATA mais lenta

HD internoCom a recente atualização em sua linha de notebooks profissionais, a Apple fez uma mudança que não agradará a muitos de seus consumidores. Até agora, a Maçã vinha utilizando a interface SATA II, com velocidade de transmissão de de dados de 3Gb/s, nos HDs de seus notebooks. Porém, com a atualização dos MacBooks Pro de 13 e 15 polegadas, usuários estão relatando que uma interface mais lenta, a SATA I (com velocidade de 1,5Gb/s), foi utilizada.

Publicidade

Esta mudança repentina feita pela Apple parece ter afetado apenas os modelos unibody de 13 e 15 polegadas. O MacBook (modelo de plástico), o MacBook Pro de 17″ e o MacBook Air continuam utilizando a interface mais rápida.

Para muitos que utilizam discos rígidos (HDD), esta mudança não trará tantos problemas, visto que os HDDs não possuem tanta velocidade. Mas para aqueles que estão realizando a troca por discos SSD (flash drives), a troca na interface representa uma perda significativa de velocidade. Testes estão demonstrando que SSDs mais caros e mais rápidos só estão conseguindo atingir taxas de transmissão de 1,5Gb/s nos novos modelos, ao contrário dos velozes 3Gb/s que conseguiam atingir na geração anterior.

Publicidade

O 9 to 5 Mac cita algumas características que podem indicar que essa queda na velocidade pode estar sendo causada por alguma anormalidade corrigível em um update de firmware:

  • Como o MacBook continua utilizando a SATA II, a decisão não foi tomada para a redução de custos, pois ele deveria ter sido o primeiro modelo a sofrer uma alteração como esta.
  • O chipset 9400M da NVIDIA, utilizado em ambas as gerações, possui suporte à interface SATA II.
  • A interface utilizada para o drive de DVD é SATA I, operando em 1,5Gb/s. Uma anomalia pode estar fazendo com que os discos rígidos também operem nesta mesma velocidade.
  • Como são máquinas profissionais, a Apple não teria tomado a decisão de reduzir a velocidade dos drives flash para apenas economizar energia.

Com tantas reclamações, é provável que a Apple apareça com uma solução para este problema logo, logo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativos compatíveis com o iPhone OS 3.0 começaram a aparecer na App Store; alguns já tiram vantagem de notificações push

Próx. Post

Apple e AT&T se preparam para o lançamento do iPhone 3G S com novo firmware nos servidores da iTunes Store e documento sobre MMS

Posts Relacionados