O melhor pedaço da Maçã.

Professores e alunos da PUC-Rio criam videoaulas de desenvolvimento para iOS em português

Canal DEV PUC-Rio no YouTube

O mundo das videoaulas e tutoriais na internet relacionados ao universo do desenvolvimento iOS é extremamente vasto, mas apresenta um desafio extra para os desenvolvedores (ou entusiastas) brasileiros que não tenham uma boa afinidade com outros idiomas. Caso você não tenha o inglês totalmente afiado na ponta da língua, ficará muito difícil usufruir de grande parte desse conteúdo disponível na rede.

Publicidade

Felizmente, alguns profissionais e estudantes da área têm realizado esforços no sentido de trazer estes conteúdos para a língua portuguesa e, neste campo, alunos e professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro têm tirado nota dez: eles são os responsáveis por um canal no YouTube que traz uma série de videoaulas aprofundadas sobre uma série de aspectos da arte de desenvolver para o sistema operacional móvel da Apple.

Canal DEV PUC-Rio no YouTube

O projeto começou no fim de 2016, quando o professor Andrew Costa, do Programa de Formação para Desenvolvimento iOS do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio, percebeu que seus alunos estavam rendendo muito mais ao estudarem por tutoriais em vídeo produzidos pelo próprio, totalmente em português — já que quase todo o conteúdo existente para estudo estava disponível somente no inglês. A partir daí, o professor desafiou os alunos a repetirem a sua iniciativa, criando videoaulas próprias sobre os mais variados temas do universo iOS.

Publicidade

O resultado está aí: até o momento, já estão no canal vídeos sobre temas como CloudKit, Core Animation, TestFlight, HomeKit, Swift e mais; a expectativa é que este número cresça com o tempo e que, com o reconhecimento da iniciativa, mais alunos e voluntários participem do projeto enviando suas próprias videoaulas para consumo geral.


Ícone do app DEV PUC-Rio
DEV PUC-Rio de Andrew Costa
Compatível com Apple TV
Versão 1.1 (34.9 MB)
Requer o tvOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app DEV PUC-RioScreenshot do app DEV PUC-RioScreenshot do app DEV PUC-Rio

Além do canal no YouTube, os alunos e professores criaram também o DEV PUC-Rio, um aplicativo para a Apple TV o qual permite que o usuário encontre as videoaulas facilmente, organizadas por tema e com um campo de busca, e assista a tudo diretamente da tela grande sem que seja necessário entrar no ambiente altamente distrativo — e um tanto quanto confuso — do app do YouTube.

Parabéns a todos pela iniciativa e continuem com o ótimo trabalho, pessoal! 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo AirPano City Book está sendo distribuído de graça pelo app Apple Store, aproveite!

Próx. Post

“O Enigma Voynich” é o app da primeira série brasileira em áudio 3D; confira a arte exclusiva feita para o MacMagazine!

Posts Relacionados