O melhor pedaço da Maçã.

Alternação entre aplicativos abertos no iPhone OS 4.0 será feita com interface à la Exposé

ProSwitcher, solução multitarefa para iPhones/iPods touch jailbroken
ProSwitcher no iPhone

Há exatos 20 dias, o AppleInsider publicou um rumor “confirmando” que o iPhone OS 4.0 finalmente virá com um sistema multitarefa para aplicativos de terceiros. Hoje, eles estenderam sua reportagem no assunto, revelando que a alternação entre apps abertos deverá ser feita através de uma interface à la Exposé.

Publicidade
ProSwitcher no iPhone
ProSwitcher, solução multitarefa para iPhones/iPods touch jailbroken

Tecnologia patenteada pela Apple, o Exposé no Mac permite que o usuário tenha uma visão geral de todas as janelas abertas. No iPhone isso não faria tanto sentido, até porque sua tela e resolução são muito limitadas. Por isso, a Apple teria optado por mostrar apenas os ícones dos apps abertos — o que me lembra mais um Command + Tab do que o Exposé propriamente dito.

O atalho para alternar entre apps abertos supostamente seria um duplo-clique no botão Home do iPhone, mas imagino que isso poderá ser configurado pelo usuário. Também aposto que a funcionalidade só estará disponível para donos de iPhones 3GS (e iPods touch mais recentes) ou superiores, visto que serão mais aptos a rodar múltiplos aplicativos simultaneamente sem perda notável de performance.

O AppleInsider ainda afirma que builds internos do firmware 4.0 já contêm também uma caixa de entrada universal no Mail e a possibilidade de o usuário adicionar contatos como ícones em sua tela início — ou seja, com um toque na pessoa você já poderia iniciar uma ligação.

Todos esses detalhes ainda não foram confirmados pela Apple e podem ser alterados até a liberação oficial do iPhone OS 4.0, prevista para o meio do ano. Há dois dias, o blogueiro John Gruber, do Daring Fireball, também citou multitarefa como uma das novidades do firmware 4.0.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Macmaníaco assumido, leitor tatua logo da Apple na perna [atualizado 2x]

Próx. Post

Atualização para o doubleTwist traz Android Market ao alcance dos usuários de Mac (mas com ressalvas)

Posts Relacionados